3x04 | ||
|
||
VOZ DE JOSH
– Anteriormente em New Stages... CENA 01. UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. CAMPUS. SALA DE AULA. INT. DIA.
A sineta começa a
tocar anunciando o início de mais um horário de aulas na Universidade
da Califórnia. Nesta sala em questão, os alunos entram, conversando,
rindo e seguindo em direção aos seus lugares. A professora chega logo
em seguida.
PROFESSORA – Bom dia, meus
atores preferidos...
ALUNO 1 – (rindo)
Professora, ainda nem somos atores...
PROFESSORA – Mas estão se
tornando. Se depender de mim, vocês brilharão muito nos palcos de San
Francisco. Ou, quem sabe, do mundo todo. (ri)
De repente,
Chelsea entra na sala de aula, apressada.
CHELSEA – (percebe a
presença da professora) Peço desculpas pelo atraso. Ainda estou me
acostumando à velha rotina. (sorri)
PROFESSORA – Entre e fique
à vontade, Chelsea. Ainda não começamos a aula. Eu e, tenho certeza de
que toda a turma, estamos muito felizes com a sua volta. Não queríamos
perder uma atriz de talento como você...
CHELSEA – (sentando-se
em seu lugar) Muito obrigada, professora. Eu também estou muito feliz
por estar de volta às aulas de Drama. Isso me fez muita falta... Sabe
como é, drama é o que eu sei fazer de melhor.
A professora e os
alunos riem.
PROFESSORA – Bom, na aula
de hoje, iremos falar um pouco sobre a estrutura de uma narrativa.
(andando de um lado para o outro calmamente) Como vocês devem saber,
novelas, filmes, séries de televisão e peças de teatro precisam de uma
narrativa para acontecer. Assim como nos livros, um roteiro
cinematográfico, televisivo ou teatral apresenta um enredo inicial,
personagens, conflitos, clímax, desenvolvimento e desfecho. E tudo isso
deve ser construído com muita dedicação pelo seu autor para que o
desenrolar seja bem amarrado e prenda a atenção do espectador do início
ao fim.
ALUNO 2 – Quer dizer que
quando um filme é chato, a culpa é do roteirista que não soube planejar
a história?
PROFESSORA – (aponta para o
garoto) Talvez. A história pode ser muito criativa e inovadora, mas se
um roteirista não achar o método certo de como conduzi-la, tudo acabará
saindo dos eixos... (sorri) Nesta aula, falaremos sobre os personagens.
Vocês sabem quem eles são?
ALUNO 3 – São as pessoas
que transitam em uma história...
PROFESSORA – Exato. E são
os maiores presentes que um ator poderia ganhar. Aposto que muitos de
vocês já se imaginaram interpretando um personagem de contos de fadas
ou algum que se tornou um ícone do cinema ou da TV, não é mesmo?
(pausa) Todas as pessoas já tiveram alguma vez esse pensamento, mas os
atores sonham com isso a todo momento. Vocês sabem por quê? Por que o
personagem é a segunda vida do ator. É para este personagem que ele vai
depositar todo seu talento, a sua dor, os seus anseios, as suas
alegrias... Os seus sentimentos mais internos.
Close nos alunos,
que prestam muita atenção no que a professora diz.
PROFESSORA – Um dia, vocês
irão ganhar os seus primeiros personagens e descobrirão como é essa
sensação. Mas o que vocês devem descobrir é que também somos um personagem. A
diferença é que este não é ficcional. É real. E todos os dias, nós
tentamos construir a nossa própria história e conduzi-la da melhor
forma possível, explorando cada conflito, em busca de um final feliz.
(aponta para um aluno) Você! (aponta para outro) Você! (aponta para
Chelsea) E você! Todos são personagens.
Close em Chelsea,
muito concentrada na explicação da professora.
PROFESSORA – E cada um de
vocês é protagonista da sua própria história. Vocês já pensaram em como
vão planejá-la e desenvolvê-la?
Close em Chelsea.
Ela sorri esperançosa, sugerindo que tem alguma ideia em mente. |
||
|
||
3x04 - FRAQUEZAS E FORTALEZAS |
||
CENA 02. CASA DE
MARTA. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
A campainha da
casa toca. Após alguns segundos de espera, Marta desce a escada
rapidamente, seguindo em direção a porta.
MARTA – Já vai...
Marta abre a
porta. Close em sua expressão surpresa.
MARTA – Alex, o que
você está fazendo aqui?
A câmera revela
Alex.
ALEX – Marta, este é
um mau horário para termos uma conversa?
MARTA – Não, eu estou
livre durante a manhã. Eu só fiquei surpresa porque não esperava a sua
visita...
ALEX – (entrando
mesmo sem ser convidado) Desculpa tocar a sua campainha sem avisar
antes que eu viria.
MARTA – Não se importe
com isso... Você é sempre bem-vindo na minha casa.
Marta ameaça
fechar a porta, mas Meghan surge de repente e coloca o braço na frente
para interromper o ato da mulher.
MEGHAN – Desculpa a demora, eu estava pegando algumas sacolas que
esqueci dentro do carro... (exibe as sacolas em questão)
ALEX – Ah sim, como
você já deve ter percebido, a Meghan veio comigo...
MARTA – (ainda
surpresa) Eu achei que o casamento de vocês tinha acabado...
MEGHAN – (sorri
sarcasticamente) Não acabou porque não teve ao menos um início. Mas eu
e o Alex não estamos aqui para falar sobre o passado... Eu e ele temos
que nos focar no presente.
ALEX – Eu sei que
vocês duas não têm um bom relacionamento, mas eu fiz questão de trazer
a Meghan aqui, porque o assunto a envolve diretamente.
MEGHAN – (ainda
sorrindo) Não envolve só a mim, mas também a família que estamos
esperando...
ALEX – Meghan, já
conversamos sobre isso em casa...
MEGHAN – Alex, querendo
ou não, viveremos todos embaixo do mesmo teto. Que eu saiba, este é o
princípio básico para a formação de uma família.
MARTA – Pois bem.
Vamos nos sentar e vocês me dizem que assunto tão importante é esse que
querem tratar comigo.
ALEX – Não só com
você, Marta. Eu também devo uma explicação para o Josh. Eu não posso
ter essa conversa sem ele aqui.
MARTA – Alex, o Josh
está na universidade...
MEGHAN – Aposto que ele
tem um tempo livre para ouvir o seu próprio pai.
MARTA – Alex, o Josh
ainda está muito magoado com tudo o que aconteceu entre vocês durante
as férias de verão. Eu não sei se ele vai aceitar vir tão facilmente
aqui...
ALEX – Por favor,
Marta. Faça o possível para convencê-lo a vir. Eu já tomei muitas
decisões erradas (olha para Meghan) no passado. Eu não quero continuar
afastando o meu filho de mim... Eu tenho que dar satisfações a ele.
MARTA – Tudo bem. Eu
vou fazer um telefonema. Sentem-se e me esperem aqui.
Marta deixa a
sala. Alex caminha até o sofá e se senta sobre ele. Meghan entra na
casa, fecha a porta e também se dirige ao lugar onde Alex está sentado.
MEGHAN – Alex,
lembre-se que eu não obriguei você a assumir o meu filho... Essa é uma
escolha sua. Eu não quero que você fique comigo sendo que a sua
felicidade está aqui em San Francisco.
ALEX – Ok, Meghan.
Acredite... Se não estivéssemos nessa situação, eu já teria saído de
Nova York e do seu lado há muito tempo. Mas há uma criança envolvida e
eu não vou permitir que ela cresça sem um pai... Eu cometi muitos erros
com o Josh, não posso deixar que eles voltem a acontecer.
MEGHAN – (sentando-se
ao lado de Alex) Eu só estou te avisando, porque pra mim não seria
nenhum problema cuidar sozinha da criança.
ALEX – Eu não estou
fazendo isso por você, Meghan... O nosso relacionamento terminou no
mesmo dia em que iríamos nos casar. (olha firmemente para Meghan) Eu
estou fazendo isso pelo filho que estamos esperando. E eu serei um
ótimo pai para ele. Um pai muito presente...
MEGHAN – (para si
mesma) Presente... Algo que nunca foi durante o tempo em que estivemos
juntos.
Close em Meghan,
furiosa.
CENA 03.
UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. CAMPUS. ALOJAMENTO. DORMITÓRIO DE JOSH.
INT. DIA.
Josh está fazendo
a leitura de um livro de Química, deitado em sua cama. Seu celular
começa a tocar. Close no identificador de chamadas. Vemos que Marta
está ligando para ele. O garoto atende com um sorriso no rosto.
JOSH – Bom dia, dona
Marta...
A tela se divide
em duas partes. De um lado, fica Josh. Do outro, Marta.
MARTA – Olá, querido.
Tudo bem com você?
JOSH – Tudo indo...
MARTA – Para a frente,
espero.
JOSH – Bem, posso te
garantir que estou lidando bem melhor com os fatos recentes... (sorri)
Posso saber o porquê de estar me ligando a essa hora da manhã?
MARTA – Boas notícias
chegam cedo. Em nosso caso, chegam cedo literalmente. Seu pai e sua
madrasta... (pausa) Ou ex-madrasta, não consegui entender muito bem,
estão aqui e querem falar com você.
JOSH – Vieram
anunciar a nova data do casamento? Diga a eles que eu dispenso...
MARTA – Não sei, Josh,
mas pela cara do seu pai, o assunto é urgente... Você está muito
ocupado para vir?
JOSH – Não, eu estou
sem aulas agora de manhã, mas isso não quer dizer que eu vá... Mãe, eu
e meu pai passamos por alguns desentendimentos durante as férias de
verão.
MARTA – Eu sei, Josh,
eu estava lá e eu presenciei, mas ele é o seu pai. Pais e filhos brigam
constantemente. Você não pode deixar que esse desentendimento atrapalhe
a relação entre vocês dois... Seu pai te ama muito, Josh, e ele veio
até aqui para conversar com você.
JOSH – E trouxe a
bonequinha de plástico dele...
MARTA – Josh, venha
por mim. Você se senta, ouve o que eles têm para dizer e então volta
para a universidade.
JOSH – Tudo bem, eu
vou me arrumar e então pego um ônibus...
MARTA – Ótimo. Estarei
esperando você...
Marta sorri e
encerra a ligação. Josh ganha a tela.
JOSH – (bufa) Droga!
A imagem corta
para:
CENA 04.
UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. CAMPUS. ALOJAMENTO. CORREDOR DOS
DORMITÓRIOS. INT. DIA.
Josh deixa o seu
dormitório. Ryan vem em sua direção.
RYAN – Bom dia, Josh.
JOSH – Bom dia. Você
não vai acreditar para onde eu estou indo...
RYAN – (ri) País das
Maravilhas?
JOSH – Nossa antiga
vizinhança. Meu pai está na cidade e quer falar comigo.
RYAN – Não brinca, eu
estou indo para lá também. Vou aproveitar que não tenho aula agora de
manhã e fazer uma visita para a minha mãe...
JOSH – Podemos ir
juntos então.
RYAN – (sorri) Ótimo.
Os garotos
sorriem um para o outro e saem juntos, conversando.
CENA 05. CASA DE
SUZIE. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Suzie está
sentada no sofá folheando uma revista de moda. Eric desce a escada,
apressado.
ERIC – Meu amor, eu
estou indo... Começo a treinar um novo time hoje na San Francisco High
School e não posso chegar atrasado.
SUZIE – (fecha a
revista e se levanta) Tudo bem, hoje estarei em ótima companhia por
aqui.
ERIC – Não vá me
dizer que você está trazendo outros homens para cá enquanto eu fico
fora...
SUZIE – (brincando) Se
eu estivesse fazendo isso, eu não seria louca de contar para você.
(sorri) Ryan. Ele me ligou dizendo que está vindo para cá.
ERIC – Ótimo. Será
bom para você passar um tempo com o seu filho. Apesar de achar que você
deveria estar na San Francisco High School.
SUZIE – Por favor,
Eric... Esse assunto de novo não.
ERIC – Suzie, o que
aconteceu no ano letivo passado é uma situação que não voltará mais a
se repetir. O Mitch já foi transferido de escola...
SUZIE – Não sei, Eric,
depois do que aconteceu, eu tenho dúvidas se foi realmente uma boa
ideia voltar a dar aulas.
ERIC – Foi uma
excelente ideia. Sem dúvidas, a melhor coisa que aconteceu para você
nos últimos anos. Suzie, você é uma mulher ativa, carismática,
talentosa no que faz. Você é inteligente e nasceu para dar aulas. Tem
coisa mais gratificante do que entrar em uma sala de aula e
compartilhar com os alunos todos os seus conhecimentos?
SUZIE – É, eu sinto
muita falta de todos os meus alunos...
ERIC – Alunos que
também sentem a sua falta e estão esperando por sua volta. Pensa bem,
Suzie, este é um novo ano, você pode começá-lo com o pé direito e sem
nenhum Mitch em seu caminho. Você não pode deixar que o incidente com
aquele garoto te impeça de fazer o que você exerce tão bem.
SUZIE – Isso foi uma
grande bobagem, Eric. Eu só aceitei dar aulas na San Francisco High
School porque você me disse que o professor de História tinha deixado
sua vaga à disposição e precisavam de alguém para preenchê-la às
pressas.
ERIC – Sim, e o cargo
continua disponível até o momento. A escola está selecionando novos
nomes para assumir a carga horária das aulas de História. Quem sabe o
seu nome pode estar entre eles. (olha no fundo dos olhos de Suzie)
Pense bem no que eu estou dizendo...
SUZIE – Ok, você me
convenceu. Eu juro que eu vou pensar...
ERIC – Acho que você
já pensou demais. Eu quero que você volte para a escola, Suzie. Os
alunos precisam de você.
Close em Suzie,
encorajada.
CENA 06. CASA DE
JOSH. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Meghan e Alex
estão sentados no sofá, impacientes. Close em Marta, que anda de um
lado para o outro, olhando constantemente para o relógio de pulso.
MARTA – (quebrando o
silêncio) Ele já deve estar chegando... Vocês querem que eu prepare um
café enquanto isso?
ALEX – Não se
preocupe, Marta.
MEGHAN – (alisando sua
barriga saliente) Marta, depois que você souber o que nos trouxe até
aqui, você vai pensar duas vezes antes me de sugerir cafeína...
MARTA – (sem entender)
Eu posso preparar um suco para você, Meghan.
MEGHAN – Eu estou bem,
obrigada. Já tomei o meu café da manhã...
De repente a porta se abre. Josh entra sem muita empolgação.
JOSH – Bom dia...
Aqui estou!
MARTA – (indo em
direção ao garoto) Josh, meu filho. Que bom que você chegou. (sussurra
para ele) Graças a Deus, eu não aguentava mais este clima de cemitério
por aqui...
JOSH – (dando um
beijo em Marta) Oi, mãe... (caminha até uma poltrona e se senta) Oi,
Meghan. Oi, pai. Já estou aqui. Vocês podem me dizer pra que vieram...
Marta se aproxima
de Josh e coloca uma de suas mãos no ombro do garoto.
ALEX – Josh, eu sei
que nós passamos por um desentendimento grave recentemente, e eu
percebi que tudo que você me falou era verdade... Você tinha razão.
JOSH – Não parece que
você me ouviu, pai. Mal voltou para Nova York e já se rendeu aos braços
da Meghan...
ALEX – Não, não é
isso... Eu e a Meghan não estamos juntos.
JOSH – Então não
entendo por que vieram até aqui...
ALEX – Quer dizer, eu
e ela continuamos morando juntos, mas cortamos qualquer relação que
existia entre a gente. O nosso casamento foi cancelado definitivamente
e eu não tenho mais nenhum compromisso com a Meghan a não ser... (olha
para a barriga de Meghan) o bebê que estamos esperando.
Close em Marta,
chocada. Em Josh, indiferente.
JOSH – Acabou? Posso
ir para o meu quarto?
ALEX – Josh, por
favor, não seja ignorante...
JOSH – Eu não estou
sendo ignorante, pai. Você se preocupou em vir dar a notícia para a
gente, eu ouvi e agora quero ir para o meu quarto. Ou quer que eu diga
mais alguma coisa? Quer que eu te deseje parabéns pela criança que está
vindo? Eu espero que este filho não tenha um pai tão ausente quanto eu
tive.
Josh se levanta
da poltrona e sai em direção ao seu quarto. Alex vai atrás.
MARTA – Me desculpa
pelo comportamento do Josh... Tem muita coisa acontecendo na vida dele
ultimamente.
MEGHAN – Se eu fosse
você, ficava mais de olho neste garoto, Marta. Você não quer que o seu
filho se torne um adolescente rebelde, não é mesmo? Eu jamais deixaria
que isso acontecesse com o meu.
Close em Marta,
que sorri para Meghan forçadamente.
CENA 07. CASA DE
JOSH. QUARTO DE JOSH. INT. DIA.
Josh entra no
quarto e ameaça fechar a porta. Alex entra antes que o ato se conclua.
ALEX – Acho que
precisamos conversar, mocinho... Você está sendo muito ingrato comigo.
JOSH – É impressão
sua, pai.
ALEX – Josh, eu
sempre fiz o possível para participar ativamente da sua vida. Você tem
se mostrado completamente egoísta.
JOSH – Não, pai, eu
não estou sendo egoísta. Eu estou sendo realista. São duas coisas muito
diferentes. (pausa) Eu nunca liguei de você vir me visitar poucas vezes
no ano, porque eu tinha plena consciência que você morava em uma cidade
distante e não poderia ficar pegando um avião para cá toda semana...
Mas, pai, você teve a oportunidade de ter a sua família de volta e você
simplesmente recusou.
ALEX – Josh, eu fui
muito burro em ter desistido da sua mãe, mas depois de tudo o que você
me falou aquele dia no hospital, eu estava realmente disposto a
reconquistá-los... Eu queria voltar a construir esta família. Eu queria
estar junto com vocês... Pena que foi tarde demais.
JOSH – Pai, não me
peça para entender isso...
ALEX – Josh, eu
entendo a sua situação. Não deve ter sido fácil ver o seu pai se
envolvendo com outra mulher. Infelizmente, eu agi por impulso e
prematuramente. E demorei muito para perceber que a Meghan jamais
poderia substituir a Marta... Eu daria tudo para voltar no passado e
corrigir esse erro. Ou melhor, eu queria poder corrigi-lo agora, sem
uma máquina do tempo. Mas ela está esperando um filho meu.
JOSH – Eu sei. E eu
respeito totalmente a sua decisão de ficar próximo da criança.
ALEX – Que bom, meu
filho, porque eu não quero que este bebê cresça com o pai distante.
Você cresceu sem mim, Josh, e eu me arrependo todos os dias de não ter
estado perto de você para acompanhar dia a dia o seu amadurecimento.
Close em Josh,
que deixa uma lágrima rolar sobre o seu rosto.
ALEX – Eu não quero
que esta criança passe pela mesma situação que você. Eu não quero que
um dia ela me culpe por eu não ter feito parte da vida dela todos os
dias... Este é um erro que, felizmente, eu estou tendo a oportunidade
de corrigir.
Josh, sem pensar
duas vezes, aproxima-se do pai e o abraça fortemente. Alex começa a
chorar.
ALEX – Me desculpa,
meu filho. Você sabe que eu faria de tudo para ver a nossa família de
pé novamente. Mas agora eu preciso me preocupar com esta criança... Ela
precisa de mim.
JOSH – Me desculpa,
pai... Me desculpa por ter brigado com você. Eu deveria ter te
entendido.
ALEX – Não, você só
agiu como um bom filho preocupado com a sua família. Você queria que o
seu pai estivesse ao seu lado e ao lado da sua mãe. É seu papel cobrar
isso. E me dói não poder realizar o seu pedido.
JOSH – Me desculpa
por ter sido tão egoísta...
ALEX – (interrompe o
abraço e coloca as mãos no rosto de Josh) Você é um garoto maravilhoso,
Josh. É o meu orgulho. Eu espero que essa criança que está chegando
tenha o mesmo caráter do irmão. Se isso acontecer, eu serei um pai de
sorte...
JOSH – (sorri) E eu
sou um filho de sorte por ter você como pai.
ALEX – Josh, sempre
que for possível, eu vou vir te visitar. Nós perdemos a chance de
reconstruir a nossa família, mas eu nunca vou me afastar de você e a da
sua mãe. Eu amo vocês. Eu amo a sua mãe. Eu amo você, Josh.
JOSH – Eu também te
amo, pai.
Pai e filho se
abraçam.
ALEX – E não precisa
se preocupar comigo e com a Meghan... Como você disse, ela é realmente
uma mulher de plástico.
A câmera se
afasta, enquanto Josh e Alex continuam abraçados.
CENA 08. CASA DE
MARTA. SALA DE ESTAR. INT. DIA. (Música cessa.)
Marta e Meghan
ainda estão sentadas em sofás diferentes. Elas não olham uma para a
outra nem ao menos conversam.
MEGHAN – (quebrando o
silêncio) Cadê o Alex que não volta mais? Esta era para ser uma
conversa rápida e direta...
MARTA – Mas por que a
pressa, Meghan? Para uma mulher que vai segurar um filho na barriga
durante nove meses, você está muito impaciente...
MEGHAN – (sorri
ironicamente) Eu mal vejo a hora de vê-lo nascer. Esta criança
simbolizará a minha união com o Alex. Porque se você acha que eu
desisti do casamento, Marta, você está muito enganada...
MARTA – Bom, de uma
coisa eu sei, quando um não quer, dois não brigam. Você pode até não
ter desistido do casamento, mas o Alex está fora dessa mentira.
MEGHAN – E quem pode te
garantir isso? Eu estou grávida. Logo, o bebê irá nascer e isso me
reaproximará do Alex. Ele perceberá que eu e a criança somos a
verdadeira família dele e então irá me propor em casamento novamente.
Você viu como tudo acontece na hora certa?
MARTA – Meghan, sua
bobinha... (levanta-se do sofá) Não há casamento sem amor.
MEGHAN – (levantando-se
também) Marta, sua bobinha... Eu estou conseguindo segurar o Alex sem
amor.
MARTA – Não, quem está
segurando o Alex é este bebê. O que mais me intriga é que o Alex ficou
em San Francisco por um bom tempo e você nunca telefonou para informar
sobre a gravidez.
MEGHAN – Eu tentei, mas
ele não atendia as minhas ligações... Parece que seu querido ex-marido
queria me manter o mais distante possível.
MARTA – Então por que
você não veio atrás dele? Digo, você está aqui agora. Não deve ser
nenhuma dificuldade para você sair de Nova York e viajar para outra
cidade...
MEGHAN – Não, eu
preferi esperar ele voltar. Um dia, ele teria que voltar, não é mesmo?
E voltou! (encara Marta) Voltou para os meus braços, para a minha casa.
É, Marta, não foi dessa vez que você conseguiu tirar o Alex de mim...
MARTA – Você está me
desafiando, Meghan?
MEGHAN – Você arruinou
o meu casamento! (olha furiosamente para Marta) Não pense que eu
esqueci disso. Quando eu fui abandonada naquele altar, eu prometi a mim
mesma que não deixaria você ser a vitoriosa neste jogo...
MARTA – Meghan,
cresça! Isto não é um jogo... É a vida real. E eu nunca quis arruinar o
seu casamento. O meu filho sofreu um grave acidente e o Alex ficou
preocupado. Ele não tinha cabeça para continuar a cerimônia. E talvez
não tivesse amor...
MEGHAN – Bom, Marta,
fale o que você quiser, mas pra mim isto é um jogo sim. Você tentou
passar na minha frente e, veja só, eu te derrubei. Você tentou manter o
Alex longe de mim, mas eu o aproximei. Não é dessa vez que você o terá
de volta.
MARTA – Você é
nojenta...
MEGHAN – O xeque-mate
foi meu. (passa a mão no rosto de Marta) Agora se me dá licença, eu
preciso ir ao banheiro. A gravidez acaba com a minha bexiga. E não!
(tira a mão do rosto de Marta) Não precisa me dizer onde fica, eu
conheço muito bem o lugar.
Meghan sai com um
sorriso vitorioso. Close em Marta, furiosa.
CENA 09. CASA DE
SUZIE. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Ryan está sentado
ao lado da mãe no sofá. Eles conversam.
SUZIE – (passando as
mãos no cabelo de Ryan) Por um momento, eu pensei que você tivesse
esquecido o endereço da sua casa...
RYAN – Mãe, eu passei
as férias de verão inteiras ao seu lado...
SUZIE – Eu sei, meu
filho. E foi isso que me deixou mal acostumada. (sorri) Mas como está
indo a universidade este ano?
RYAN – Turbulenta
como todo início de ano, mas algo especial tem acontecido nos últimos
dias...
SUZIE – Posso saber o
que?
RYAN – Lembra,
durante as férias de verão, quando eu te contei sobre o meu
desentendimento com o Josh? Acho que, finalmente, depois de tanto
tempo, a nossa amizade está voltando a entrar nos eixos...
SUZIE – (sorri
sugestivamente) Só a amizade?
RYAN – Mãe... Não
seja invasiva, ok? Além do mais, eu e o Josh passamos muito tempo sem
nos falar. É melhor irmos com calma. Um passo de cada vez. Eu já fico
muito satisfeito por ter a amizade dele de volta.
SUZIE – (sorri) Que
bom! Mas... (fica séria) Quer me contar sobre a briga que você teve com
o seu pai? Você não me deu os detalhes no telefone...
RYAN – Digamos que eu
e meu pai demos um tempo um para o outro. Não adianta mais, mãe. Eu e
ele sempre tivemos um relacionamento complicado. Você sabe mais do que
ninguém que confiança, quando é perdida, fica difícil recuperá-la...
SUZIE – Mas, Ryan,
tente entender que seu pai te flagrou beijando outro garoto. É normal
que ele reaja desta forma. O Kurt é um homem tradicional, veio de
família conservadora e sempre teve em mente que homem deve se casar com
mulher. Talvez, se você tivesse sido mais compreensível, ele aceitasse
você.
RYAN – A Liz me disse
o mesmo, mas por enquanto eu não quero voltar a me arriscar nessa
relação conturbada. Toda a minha infância ao lado do meu pai me mostrou
que algumas coisas são difíceis de ser enterradas. Eu até posso
desculpá-lo por tudo que ele fez contra a nossa família, mas eu não
consigo esquecer, mãe. Meu pai me machucou muito e, quando ele entrou
naquele dormitório pedindo pra que eu me afastasse do Josh, eu senti
que aquele homem grotesco do passado tinha voltado a minha vida,
querendo me tirar tudo que é importante pra mim...
SUZIE – Ryan,
lembre-se que você também cometeu alguns erros no último ano e, mesmo
assim, o Josh te perdoou.
RYAN – Porque o Josh
é um garoto incrível, mãe. Ele evita de julgar as pessoas e as perdoa
para que elas possam viver em paz consigo mesmas. Ele pensa nos outros
antes de si mesmo. Se isto é algo bom ou ruim, eu não sei, mas ele não
deixa que nenhum ressentimento pese em sua consciência. Ele é assim...
Ele sabe perdoar. Eu não sei, infelizmente. O perdão é a minha maior
fraqueza. Se eu fosse o Josh, talvez eu nunca teria me perdoado.
SUZIE – Tudo bem. O
ser humano é feito de fraquezas e fortalezas. Temos que aprender a
viver em equilíbrio com elas. (sorri) Eu respeito totalmente a sua
decisão, mas espero do fundo do meu coração que, um dia, você e seu pai
possam pelo menos dar um aperto de mão.
RYAN – Quem sabe...
(sorri) Mas e a sua vida, como anda?
SUZIE – O Eric está me
convencendo a todo custo a voltar para a San Francisco High School.
RYAN – Eu acho que
ele está mais do que certo.
SUZIE – Eu estou
pensando seriamente nisso. Não posso desistir no primeiro obstáculo que
me aparece, certo?
RYAN – Exatamente.
Esta é a Suzie Gregson forte e persistente que eu conheço...
Mãe e filho
sorriem um para o outro.
CENA 10.
UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. CAMPUS. ALOJAMENTO. DORMITÓRIO DE CHELSEA E
KEITH. INT. DIA.
Chelsea está
sentada em sua cama. A garota respira fundo e então coloca o notebook –
já aberto – sobre o seu colo. A câmera mostra o monitor do computador.
Chelsea abre o editor de texto e seleciona uma letra maior. Close em
seu rosto: a garota sorri. Ela mexe os dedos e então os leva vagamente
até o teclado. Chelsea receia por um instante, mas então toma
finalmente coragem. Na tela, vemos as seguintes palavras sendo
digitadas:
A
BOA GAROTA Um retrato real de uma garota real
Chelsea sorri,
satisfeita, por ter conseguido dar o pontapé inicial. Então, diminui a
fonte usada e se encoraja a voltar a escrever... Close na tela: CAPÍTULO 01
A garota continua
digitando, mas então não vemos mais o que ela escreve. A câmera se
afasta, mostrando Chelsea, excitada e eufórica, com a ideia que está
desenvolvendo.
CENA 11. CASA DE
MARTA. SALA DE ESTAR. INT. DIA. (Música cessa.)
Marta está
sentada na poltrona aguardando a volta de Alex e Josh, mas apenas o
primeiro retorna.
MARTA –
(levantando-se) Até que enfim a conversa entre vocês dois terminou,
mas... Cadê o Josh?
ALEX – Ele disse que
iria ao banheiro. Cadê a Meghan?
MARTA – Também foi ao
banheiro. (aflita) Está tudo bem entre você e o Josh?
ALEX – Sim, eu e ele
tivemos uma conversa muito esclarecedora.
MARTA – (sorri
aliviada) Que bom. Eu não ia suportar vê-los afastados um do outro.
ALEX – Eu não me
perdoaria se fosse obrigado a me distanciar do meu filho.
Alex e Marta
sorriem.
CENA 12. CASA DE
MARTA. CORREDOR. INT. DIA.
Josh sai do
banheiro. O garoto atravessa o corredor com destino à sala, mas
interrompe seus passos próximo ao quarto da mãe, ao perceber que a
porta está entreaberta. A imagem corta rapidamente para:
CENA 13. CASA DE
MARTA. QUARTO DE MARTA. INT. DIA.
Meghan está em
frente ao espelho embutido no guarda-roupas. Ela alisa sua barriga e
então olha para a porta para certificar-se de que não há ninguém ali.
Mais do que depressa, Josh se esconde atrás da parede. Close apenas no
rosto de Meghan. A mulher tira a blusa que está vestindo. A câmera
desce e revela a barriga falsa que está usando.
MEGHAN – Oh, Deus, isso
incomoda tanto...
Meghan tira a
barriga falsa e a segura em uma das mãos. A mulher demonstra alívio por
estar sem ela. Então volta a colocá-la.
MEGHAN – (olhando para
o espelho) Preciso ser rápida antes que alguém entre aqui e acabe
descobrindo que tudo não passa de...
Josh entra no
quarto, impossibilitando que Meghan complete o que iria dizer.
JOSH – Uma grande
armação. (sorri irônico)
Meghan se vira
para Josh, assustada, e deixa sua barriga falsa cair no chão.
MEGHAN – (sem reação)
Josh...
JOSH – É, Meghan,
parece que você não sabe guardar muito bem um segredo... Até quando
planejava continuar com esta mentira?
Close em Meghan,
assustada e sem saída.
A imagem escurece. |
||
|
||
.aaa.
|
.aaa. | |
Navigation
Comentários: