Misturama 8x08: Debate com as autoras dos Contos Literários e Antologias da WebTV (Season Finale) - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Misturama 8x08: Debate com as autoras dos Contos Literários e Antologias da WebTV (Season Finale)

Apresentação: Gabo Olsen
Compartilhe:





NO PROGRAMA DE HOJE:

FLÁVIA: O escritor tem um ganho representativo de forma presencial em livrarias, mas esse ano isso não ocorreu. Por outro lado as pessoas buscaram mais a literatura, em função do isolamento social.

...

GABO: Por ser um momento crítico, onde vocês buscaram inspiração para escrever?

...

ALDA: Eu me inspirei muito em doramas cortados, só as cenas e a história vinha em minha mente.

...

ROSSIDÊ: O isolamento não foi fácil, mas aproximou a família, um convite à leitura e a busca de algo que possa realizar a distância acompanhado Programas na televisão, internet, WhatsAppp.

...

FLÁVIA: Primeiro eu fugi da realidade, escrevendo histórias de fantasia e romance juvenil. Em dezembro eu encarei a realidade e escrevi uma linda história sobre a pandemia na vida das crianças.

...

E AINDA:

RITINHA: O Prêmio Gêneros 2020 continuou rendendo... A loira do blog divulgou o resultado do evento no grupo do Facebook, sabe Keila? E a autora Debby Costa comentou na publicação, já o Everton Brandão mostrou um print e Vitinho Zucolotti também comentou no post. Veeeeeem gente, espia só, o resumão deste episódio:

DÉBORA COSTA: Um prêmio criado por um fake (está na cara isso), não vale nem o esforço de compartilhar para votação, aliás, eu ignoro, mas essa matéria vale um comentário e aplausos, Zih, arrasando como sempre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

...

VITOR ZUCOLOTTI:  Mesmo estando há anos fora do MV, assim que voltei, seu nome figurava e continua, entre os TOPs 😉



Yo siempre he estado aquí, yo nunca te olvidé (Eu sempre estive aqui, nunca te esqueci)
Porque un amor tan grande no se va, no se fue (Porque um amor tão grande não vai embora, não foi)
Yo siempre he estado aquí, yo nunca me alejé (Eu sempre estive aqui, nunca me afastei)
Porque mi corazón siempre estará donde estés (Porque meu coração sempre estará onde você estiver)

música: Siempre He Estado Aquí  | Intérprete: RBD


GABO: 
Fala galera, Misturama na área. A música "
Siempre He Estado Aquí" é o novo single do RBD. Ontem foi ao ar a live "Ser o Parecer", e promoveu uma nostalgia aos fãs do grupo, que após 11 anos, se reuniram novamente e cantaram os grandes sucessos... ♫♫♫ Foi uma noite marcante para quem curte a banda.

No programa de hoje, eu vou receber as autoras dos Contos Literários e Antologias da WebTV que participarão d
o debate sobre o gênero literário. Já no quadro "Pronto Falei", a Ritinha vai comentar os últimos acontecimentos do MV, mas antes de começarmos os quadros eu tenho um recado:


Superando as dificuldades e amadurecendo juntos, a web série Foley Boys aborda a relação entre pai e filho.



A trama é baseada na série de sucesso mundial Gilmore Girls, conhecida no Brasil como Tal Mãe, Tal Filha.

A 1ª Temporada de Foley Boys está disponível na webtvplay para leitura e você pode maratonar agora mesmo. 📍 webtvplay: A tua história favorita. A qualquer hora. Em qualquer lugar. É só dar um play! 

✅ https://webtvplayonline.blogspot.com/2019/08/foley-boys-1-temporada.html

GABO: Foley Boys, na webtvplay. A seguir, os últimos assuntos que a galera comentou no "Pronto Falei" com a Ritinha... Bora conferir:

 


RITINHA: Oie, meninas e meninos. Turo bom? Comeram muito no natal? Eu sim, por isso to sentada aqui na redação do jornalismo, pero no se preocupem chicas e chicos, pois eu vou falar tudooooo. Chegueeeei.





5° LUGAR: E ANTES QUE FALEM...

RITINHA: Neidinha, cê viu menina? No final do Prêmios Gêneros 2020, o autor João Paulo Ritter parabenizou os vencedores e logo depois falou algo bem cult sobre o Infinity Awards:

"Socorro, o facebook travou todo, notebook jurássico! só queria agradecer aos prêmios e sendo imparcial, também queria parabenizar todos que venceram, não só os meus amigos da MegaPro. Um beijo para todos, em 2021 vem muita coisa aí. E antes que falem, enfiei no ** o Infinity Awards. Beijos e boa noite."




RITINHA: O comentário rendeu. Segundo nota divulgada no Blog da Zih, o Jaiminho Lucas, da OnTV, se desculpou pelo atraso da premiação e na mesma noite o resultado com os vencedores foram divulgados.

Que climão, minha genta.




4° LUGAR: O COMENTÁRIO QUE RENDEU

RITINHA: O Prêmio Gêneros 2020 continuou rendendo... A loira do blog divulgou o resultado do evento no grupo do Facebook, sabe Keila? E a autora Debby Costa comentou na publicação, já o Everton Brandão mostrou um print e Vitinho Zucolotti também comentou no post. Veeeeeem gente, espia só, o resumão deste episódio:

DÉBORA COSTA: Um prêmio criado por um fake (está na cara isso), não vale nem o esforço de compartilhar para votação, aliás, eu ignoro, mas essa matéria vale um comentário e aplausos, Zih, arrasando como sempre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

EVERTON BRANDÃO: Débora Costa A PREMIAÇÃO só é boa quando cê ganha né, amiga?




DÉBORA COSTA: Everton Brandão não sou sua amiga, mas já que você veio aqui, vale lembrar que agradecer é um ato de educação, ou você me viu divulgando o prêmio esse ano? Não né, então antes de vir falar o que não sabe, é bom pesquisar, e obrigada pelo print, vou salvar aqui.

VITOR ZUCOLOTTI: Desculpe, mas quem é Everton Brandão?

EVERTON BRANDÃO: Vitor Zucolotti Neves Prazer, eu mesmo. AUTOR de novelas e séries do Megapro. E você, quem é?

VITOR ZUCOLOTTI: Everton Brandão a tá... Não sabia quem era. Eu sou Vitor Zucolotti, jornalista, autor de uma série ótima da WebTV e também autor das antigas do Mundo Virtual, quando ele era mais bacana com gente que mostrava a cara e nem todo feito de fakes... Débora Costa eu sei quem você é. Mesmo estando há anos fora do MV, assim que voltei, seu nome figurava e continua, entre os TOPs 😉




RITINHA: 
Gracinha esse gatinho né, menina? Imagino que no dia da treta o pessoal tava igual ele.




3° LUGAR: AUTOR TOP

RITINHA: O comentário do Vitinho rendeu ao autor Everton Brito um pronunciamento e uma nova treta surgiu.





EVERTON BRITO: Depois do hétero top, agora existe o Autor Top no MV. Novo conceito. Será que vem aí?

VITOR ZUCOLOTTI: 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só lembra que antes mesmo do 'top' ser 'heteronormatizado', ele já existia no Twitter e num mundo de coisas, tá?

EVERTON BRANDÃO: Só falta saber em qual "Top" certos autores se classificam 🤧

VITOR ZUCOLOTTI: Everton Brandão há os tops autores, por si só são os criativos, bons de escrita, com consciência na hora de criar enredos ... E há os tops fuleiros. Cê nunca viu? Top 10 de livros, ranking , essas coisas? Tem os top fakes ruins... Bons... A Débora Costa tá no ranking, no top 10, atualmente do MV, sabia não?




2° LUGAR: COMENTÁRIO FOFO

RITINHA: A Rajax produziu uma matéria explicando toda a treta envolvendo a polêmica do "autor top" e publicou o link da notícia no grupo do Facebook da loira do blog e recebeu um comentário fofo:

LYVIA RAPHAELLE:
 Li toda a reportagem. É uma pena o M.V ter esses conflitos, mas não há relações humanas sem conflito? Todos são especiais só por terem a coragem de escrever e expor suas emoções e vivências nos personagens. Espero que tudo se acalme e que venham mais estórias no M.V que divirtam a todos neste momento que estamos passando com a pandemia.





1° LUGAR: O QUÊ?

RITINHA: João Paulo Ritter voltou a causar. Durante o Mega Awards ele fez alguns comentários que causaram reações no público:

JOÃO PAULO RITTER: Dessa vez meu voto vai para o João Carvalho por Novembro mais pela ideia da trama, trazer esse gênero de suspense tradicional de uma Agatha Christie para o calor brasileiro foi um grande pensamento.

RITINHA: No comentário acima percebemos que JP, votou em João Carvalho pela ideia da trama e não pelo contexto e desenvolvimento da história.


JP RITTER - Flor-de-Cera (Carlos Mota - WebTV): não é fácil dizer pra mim, mas é o menos pior e o que eu mais gostei quando fui ler pra votar.

RITINHA: Márcia, o comentário acima foi notícia no Blog da Zih e o Vitinho comentou:

VITOR ZUCOLOTTI: Coerência nos vitoriosos? Talvez. Grande parte concordo. Mas ainda não fica claro a escolha dos indicados - de que forma se dá. Agora, ruim mesmo, é um jurado que tem a capacidade de desdenhar de todas as obras em uma categoria e escolher o 'menos pior'. Se for pra ser assim seria melhor se abster, não? (Vitor Zucolotti, autor da série DOM, Vidas do Árido)

RITINHA: Caetana, o curioso é que o JP votou em uma categoria em que ele concorre. Será que ele poderia votar em si mesmo? Espia só os indicados:

CATEGORIAS EXTERNAS
Obra em literário/fanfic:
Indicados:

Flor-de-Cera (Carlos Mota - WebTV)
New Directions (JP Ritter - OnTV)
Os pecados de cada um (Francisco Siqueira - CyberTV) 
Riacho Paraíso (Raphaelle Leandro - CyberTV)
Vale Dicere 3 (Melqui Rodrigues - CyberTV)

RITINHA: Antonela, lendo o evento, eu percebi que outros jurados concorrem nas categorias em que eles também votam. Na categoria acima, que fala sobre obras em literário/fanfic, o autor Melqui também concorre com Vale Dicere e ele também votou. Tá serto isso, produção?


RITINHA: Depois dessa eu vou ficando por aqui, viu? 


Eu volto em breve. E não se esqueçam, vocês comentam e eu tô de olho. A qualquer momento você pode aparecer aqui. Pronto falei.



GABO:
 Obrigado, Ritinha. E dá-lhe treta no MV. Agora chega de treta, porque eu vou receber as autoras dos contos e antologias da WebTV. Vemmmm aí: Flávia Ferreira dos Contos Literários - Verão, Senhora Smith, Alda Medeiros e Rossidê Rodrigues da Antologia A Magia do Natal. Boaaaaaaaa noite, autoras.


FLÁVIA: Boa noite


ALDA: Boa noite!!


ROSSIDÊ: Sou Rossidê . Boa noite!


FLÁVIA: Flávia Ferreira bióloga, professora, mestre em ecologia e escritora.


ALDA: Sou a Alda Medeiros, escritora, dorameira, antologista e apaixonada pela arte.


ROSSIDÊ: Professora de Geografia, mestre em Educação, Administração e Comunicação; Doutora em Filosofia e Psicologia; 11 livros publicados.


SENHORA SMITH: Boa noite! Sou gaúcha, 59 anos e já participei de três antologias do projeto Apparere e agora da web. Sou autodidata, digo ser uma artesã das palavras. Fiz das letras meu motivo para viver.

ROSSIDÊ: Sou goiana, residente em Caldas Novas-GO.




GABO: 2020 foi um ano difícil para o mundo. Muitas coisas mudaram, situações foram revistas e na visão de escritor, o que mudou pra vocês?

FLÁVIA: Ausência de lançamentos em livrarias.

ALDA: Ficou mais difícil mas ao mesmo tempo fácil, pois a gente ficou tempo em casa, o que nos deixou mais livres para escrever, mas ao mesmo tempo a arte se baseia no mundo, então ficou difícil pois tivemos que conseguir inspirações sem ser andando por ai, vendo pessoas, então é algo que foi complicado, mas ao mesmo tempo muita gente se aproximou da arte e acabou se conhecendo escritor, isso me alegra, apesar de tudo.


ROSSIDÊ:
 Para  mim mudou a relação social, trabalho, família, escola, enfim, todos se adaptando pra se proteger e levar a vida menos complicada.


SENHORA SMITH: Um ano realmente difícil para todo o mundo, muitas perdas, o trabalho parado. Mas como escritor para inspirações tive muitas ideias, muito tempo para escrever. Mas ao mesmo tempo as editoras estão em baixa com dificuldades financeiras.


FLÁVIA:
 O escritor tem um ganho representativo de forma presencial em livrarias, mas esse ano isso não ocorreu. Por outro lado as pessoas buscaram mais a literatura, em função do isolamento social.


FLÁVIA:
Eu produzi muito esse ano. Um lançamento, dois romances escritos e diversos contos. Até poesia que nunca havia escrito antes, escrevi esse ano.


SENHORA SMITH: O isolamento social trouxe mais leitores, mais busca por esperança  e textos que sejam agradáveis aos olhos de quem lê.


SENHORA SMITH: Escrevo muita poesia sobre temas reais e diários mas de forma poética e sensível. Produzi bastante este ano.


FLÁVIA:
Um ano que foi um divisor de águas no setor de entretenimento.


SENHORA SMITH: Verdade Flávia.


GABO: Por ser um momento crítico, onde vocês buscaram inspiração para escrever?


SENHORA SMITH: Na realidade, no cotidiano.


ALDA: Eu me inspirei muito em doramas cortados, só as cenas e a história vinha em minha mente.


ROSSIDÊ: O isolamento não foi fácil, mas aproximou a família, um convite à leitura e a busca de algo que possa realizar a distância acompanhado Programas na televisão, internet, WhatsAppp.


FLÁVIA: Primeiro eu fugi da realidade, escrevendo histórias de fantasia e romance juvenil. Em dezembro eu encarei a realidade e escrevi uma linda história sobre a pandemia na vida das crianças.


SENHORA SMITH: Mesmo quando escrevo usando fantasia ou magia uso fatos cotidianos.

ROSSIDÊ: Escrevo geralmente me baseando em fatos reais, mas com inspiração, um pouco de fantasia.


SENHORA SMITH: Creio que a realidade vivida nestes dias tensos trouxe muita empatia, doação e amor.  Como também muita dor e crueldade. E muito material para o escritor


FLÁVIA: Minhas inspirações surgem diversas manifestações artísticas: Cinema, pinturas, fotografias e lógico literatura.

ALDA: Mas falando de modo geral, acho que a inspiração vem quando menos esperamos, até de uma frase, um livro, uma pessoa, isso também é muito legal


SENHORA SMITH: Realmente Alda, a inspiração  nos pega assim meio do nada.


GABO:
Concordo. E essa inspiração chega a ser engraçado, muitas vezes do nada surge uma ideia e deste momento conseguimos uma grande ideia.


FLÁVIA:
Mas como Alda disse, muitas vezes surge de detalhes.


SENHORA SMITH: É um pingo na vidraça e lá vem ela a nos inspirar.


FLÁVIA:
Música também me inspira. Já escrevi um conto olhando um desenho.


GABO: Verdade, Flávia. Eu curto escrever ouvindo música. A viagem na escrita fica surreal desta maneira.

ROSSIDÊ: Sou mais pelo silêncio quando estou escrevendo, mas sou fã de música.

FLÁVIA: A única poesia que escrevi foi inspirada em uma música.

ROSSIDÊ:
Eu ouço a música, depois escrevo.

FLÁVIA: Mas escrevi no silêncio, com ela rondando dentro de mim

ALDA: Confesso que não consigo escrever com barulho hahaha, me tira o foco total

SENHORA SMITH: Eu as vezes penso escrever algo e do nada sai algo bem diferente.  As palavras fluem de forma independente de mim, como se tivessem vida própria

FLÁVIA: Eu também gosto. Escrevo na calada da madrugada, com o mínimo de estímulo possível. E com a história dentro de mim, se formando, ou já formada.

ROSSIDÊ: Eu tenho  meu tempo para escrever, quando me sento no computador. Não tenho horário específico, penso no tema e escrevo, vou desenvolvendo o texto.

FLÁVIA: O que vocês gostam de ler?

GABO: Eu gosto de ler suspense, romance, drama, aventura. Sou bem eclético nos gêneros kkkkkkkkkkkk

ALDA: Eu amo ler romance, os clichês principalmente drama se tornou o amor da minha vida também kkkk

SENHORA SMITH: Também sou bem eclética, amo romances, drama e baseados em fatos reais. Gosto muito sobre a segunda guerra.

SENHORA SMITH: Mas amor é meu forte.

ROSSIDÊ:
Leio livro porque literatura é minha praia, mas leio também jornal, revista... sempre gosto de ler. A bíblia (Novo Testamento) já li três vezes e não me stressei.

SENHORA SMITH: Também já li a bíblia e achei partes muito interessantes e mensagens muito bonitas e de utilidades em nossa vida.

FLÁVIA: Eu gosto de Clarice Lispector, Tolstói, Erico Verissimo, Jorge Amado, Machado de Assis... Sou muito dos clássico. E quando me apaixono por um autor, procuro tudo dele.

Atualmente estou lendo O morro dos ventos uivantes. Estou adorando, embora seja diferente do que costumo ler.

Para não dizer que não falei das flores deixa uma chance para Marcelo Rubens Paiva. Sou chata na minha escolha. Se existe Shakespeare por preço baixo, o autor contemporâneo deve me conquistar de alguma forma

Dei uma chance.

SENHORA SMITH: Amo Florbela Espanca, Pablo Neruda, Al Berto.

ALDA: Acho incrível conhecer novos autores, principalmente nacioanis, uma que super recomendo é a Jadna Alana, ela é perfeita, escreveu uma fantasia no nordeste, brasil, fala de temas super importantes e acho mara.

FLÁVIA: Adoro Florbela Espanca e Neruda, mas foi Manuel Bandeira que me arrebatou na poesia.

ROSSIDÊ: Quanto a escritores acho que devemos ler obras de de todos, mas sou fã de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Ana Maria Machado, Monteiro Lobato...

FLÁVIA: Conhecem Clarissa Pinkola? Ela escreveu: Mulheres que correm com os lobos.

SENHORA SMITH: Cecília Meireles é minha preferida

FLÁVIA: Leitura obrigatória para todas as mulheres

Eu sou apaixonada pela Clarice Lispector

Senhora Smith é da poesia. 

SENHORA SMITH: Sim, mas também sou muito Clarice Lispector por escrever sobre o cotidiano.

FLÁVIA: Aldous Huxley Admirável mundo novo 🥰

ROSSIDÊ: Cora Coralina é uma escritora goiana, escreveu poemas e contos. Vale a pena ler seus livros, conhecer suas obras, seus poemas.

FLÁVIA: Realmente Coração Coralina. Gosto muito da Lygia Fagundes Telles também.

Venha ver o pôr do sol. Inesquecível.

Clarice é a Deusa da literatura. Todos os contos dela é uma obra fenomenal

Perto do coração selvagem também.

Clarice rasga o véu da superficialidade.

SENHORA SMITH: Flávia você disse a palavra exata. É assim que vejo Clarice.

FLÁVIA: É a melhor escritora brasileira, na minha opinião. Bate em todos (inclusive nos homens). Apesar de não ter nascido no Brasil.

SENHORA SMITH: Literatura brasileira é recheada de escritores brilhantes.

FLÁVIA: Sim, mas é que Clarice. 🥰

É "fodástica" 😜

SENHORA SMITH: Clarice é Clarice 🥰

SENHORA SMITHUm livro que marcou vocês de modo inesquecível? Eu foi "As vinhas da ira".

ROSSIDÊ: A leitura ajuda muito no conhecimento, cultura, e melhora a reflexão, a conscientização.

FLÁVIA: Um só? Admirável mundo novo. Aldous Huxley

ALDA: Pior que não sei qual livro me marcou mais, acho que todos os livros nos dão sensação única, e sentimentos diferentes, então não saberia dizer apenas um hahaha.

FLÁVIA: A insustentável leveza do ser. Anna Karenina. Todos os contos Clarice.

SENHORA SMITH: Sempre há mais de um mesmo, eu chorei demais lendo " O caçador de pipas "

FLÁVIA: O tempo e o vento (apesar dele não ter contestado de nenhuma forma, a cultura machista da época).

Dom Casmurro.

ROSSIDÊ: Ana Maria Machado, uma escritora que nos impressiona pela narração, o seu  estilo literário.

FLÁVIA: Mas vocês devem ler Mulheres que correm com os lobos. Tenho certeza que vão me agradecer.

SENHORA SMITH: Vou procurar.

FLÁVIA: Clarissa Pinkola, psicanalista junguiana, norte americana.

ALDA: Vou pegar todas as indicações de escritores daqui hahaha, sempre conhecer novos autores, principalmente os nacionais.

ROSSIDÊ: Estamos no Ano de Clarice, devemos divulgar esta escritora que merece aplausos e seus livros conhecidos.

GABO: Já leram Os Miseráveis? Li na adolescência, já faz um tempinho kkkkk, mas o livro me marcou.

FLÁVIA: Fantástico.

SENHORA SMITH: Li e reli muitas vezes. Vitor Hugo maravilhoso.

ALDA: Nunca li hahha, mas fiquei curiosa agora.

ROSSIDÊ: O Brasil tem excelentes escritores, mas suas obras tem que ser mais lidas e valorizadas pelos brasileiros.

SENHORA SMITH: Verdade Rossidê. Caio Fernando Abreu é lindo, sensível

ALDA: Falou tudo, infelizmente muitos brasileiros preferem o que vem de fora, a literatura já é dificil, então com esse pre-conceito que o pessoal já tem fixado na mente, fica difícil.

FLÁVIA: O brasileiro tem que trocar a televisão por livros de vez em quando. Criar o hábito da leitura.

ROSSIDÊ: A literatura clássica de escritores brasileiros é invejável.

FLÁVIA: Como eu disse em uma live: Ninguém começa por Tolstói, mas tem que começar. Aí entra a importância da literatura infantil.

Criar o hábito da leitura é muito importante.

ALDA: Falo por eu mesma, comecei lendo Meg Cabot, e não estou dizendo que está errado, apenas vemos mais oportunidades de ler os de fora que os nacionais, e quando a gente vive na pele, vê como é, não demos parar de ler os de fora, mas dar as mesmas chances para os daqui sabe. tem muitos autores incríveis que ainda não tem reconhecimento.

ROSSIDÊ: Castro Alves é um exemplo do que temos no Brasil.

FLÁVIA: Eu li Ruth Rocha, Monteiro Lobato e a série vagalume.

FLÁVIA: Lembro da felicidade ao terminar A ilha perdida, da série vagalume.

SENHORA SMITH: Eu leio muito desde menina, meu pai não tinha dinheiro para os livros escolares e eu devorava os dos colegas. Li todos clássicos brasileiros da literatura. Fiz um Enem estudando em um neeja e passei para letras, lendo dia e noite sem parar. Ler é conhecer o mundo sem precisar sair do lugar.

FLÁVIA: Parabéns. Verdade. Ler é viajar. É o universo que se abre.

SENHORA SMITH: Obrigada, Flávia.

ALDA: 😍😍😍 Falou tudo, ler é como conhecer o mundo sem sair do lugar

ROSSIDÊ: Sempre gostei de ler e escrever. Quando  a  professora pedia para desenvolver redação, dissertação, era um momento que eu me entusiasmava.

FLÁVIA: Quem tem filha pequena se lembra da Bela.  A princesa da Disney, que foge da vila provinciana através dos livros. Eu adoro ela.

SENHORA SMITH: Creio que escrever para criança seja muito difícil. Dou os parabéns a quem tem este dom. Literatura infantil tem de ser feita com responsabilidade e encantamento.

ROSSIDÊ: Esses livros clássicos, era uma   alegria ouvir alguém ler as histórias. Quando consegui a ler foi uma satisfação pode ler também.

GABO: Alda, você comentou agora pouco sobre o gênero dorama, o drama japonês. Conta pra gente um pouco sobre essa experiência literária.

ALDA: Eu sou apaixonada por doramas, e ta bem em alta agora se inspirar nesses dramas e trazer para o papel,  é a coisa mais linda, pois eu sinto que os dramas asiásticos nos trazem e nos mostram culturas muitas vezes desconhecidas, e tenho muito interesse em fazer um livro nessa vibe maravilhosa. além disso, minha primeira antologia que organizei pela Psiu Editora, foi sobre doramas. e foi um projeto que me senti abraçada, pois tinha contos de 4 países diferentes, Coreia do Sul, Tailândia, Japão e China. e foi incrível ver essas culturas em diversos gêneros, desde romance, fantasia, até histórico. então acho que é uma boa jogada tanto para quem já ama essas culturas, como quem quer conhecer um pouquinho dessas belezas desconhecidas.

FLÁVIA: Não conheço direito. Interessante.

GABO: Sim, também achei o gênero interessante.

ROSSIDÊ: O que você estão achando do final de ano com o Covid 19 em alta?

FLÁVIA: Triste. Essa vacina tem que vir logo.

ALDA: Achei que não chegaria o fim do ano com corona ai no auge, e triste porque mudou tudo com isso além das vidas perdidas,  mas vamos todos continuar tomando cuidando e sendo preventivos e que a vacina chegue logo para tudo voltar ao normal, e isso parar de nos perseguir.

GABO: Será um final de ano diferente, nem todos poderão estar reunidos, mas temos que ter esperança e fé que tudo passará logo.

ROSSIDÊ: Estou com saúde, me protegendo e orando pelo Brasil e pelo mundo, que logo tenhamos um final feliz, sem pandemia.

SENHORA SMITH: Muito triste, famílias longe de seus familiares, houve muitas perdas. Os hospitais com super lotação.

GABO: Autoras, seguindo no nosso papo sobre leitura, qual dica vocês dão para criar o hábito com a leitura?

ALDA: Começar com o gênero que você gosta, e ir experimento um pouco de tudo. sempre bom, a gente se descobre com temas que nunca imaginaríamos.

ROSSIDÊ: Todo livro deve ser feito para contribuir com a educação, a formação da criança.  e ajudar o adulto, também. O livro é como um elixir, melhorar alguém, sempre.

FLÁVIA: Não tem segredo. Hábito é imitado. A casa tem que ter livros. As crianças aprendem vendo os pais lerem.

Comprar vários livros. Quando a criança ler um que marca, nunca mais para. 

Ler para elas. Ler perto delas. Deixar livros para ela mexer qdo quiser

ROSSIDÊ: Livro é um amigo, uma viagem, um cardápio, um jardim... sempre nos encantar, uma estrela que nos guia.

Publicar um livro é muita responsabilidade do autor.

ALDA: Simmm, livros são incríveis, as crianças se espelham nos pais, então ter livros pela casa para os pequenos lerem e se aventurar, é incrível demais.

SENHORA SMITH: Exemplo geram exemplos, assim é com a leitura. Costumo ler para meus netos, dou livros de presente. Meus filhos e eu trocamos livros.

FLÁVIA: Igual.

GABO: E pegando gancho no hábito da leitura, como fisgar o público infantil? Incentivá-lo a leitura, já que nessa fase algumas crianças não gostam de praticar a leitura?

FLÁVIA: Vendo os adultos lerem. Elas ficam curiosas. E disponibilizando livros para elas. Se os pais não saem do celular, elas também não sairão.

GABO: Disse tudo Flávia. O incentivo é fundamental. E as crianças usam os adultos como referência. São inspirações para eles. Então é uma troca.

SENHORA SMITH: Muito colorido, histórias que tenham personagens que a internet cria, os pais lerem junto.

FLÁVIA: Minha filha se apaixonou pela Emília do Lobato. Por ser espontânea e irreverente. Foi uma belo gancho para mim. Mas conheceu depois que eu li para ela. Conheceu de verdade.

ROSSIDÊ: O exemplo é tudo. A criança que lê junto com os pais, geralmente tem o hábito de leitura.

SENHORA SMITH: Verdade.

ALDA: Essa é uma boa pergunta. acho que tentar vê o mundo como uma criança, sabe? tentar ver seu ponto de vista e usar alguma criança como exemplo, talvez. as crianças ainda estão em formação, então tem seus corações puros, vendo o mundo de outra forma, além de terem suas dificuldades e tudo mais, fazer ela se identificar e colocar uma moral bem fofa, se tornaria uma história mais ¨real¨.

SENHORA SMITH: Crianças sempre tem um mundo irreal junto deles, trazer este mundo até eles através dos livros faz com que se identifiquem com os livros.

FLÁVIA: Eu comecei a escrever assim. Para minha filha.

SENHORA SMITH: Que legal.

FLÁVIA: Que trouxe as fadas, gnomos e sereias para a minha vida

ALDA: Que fofo.

ROSSIDÊ: A leitura deve fazer parte das atividades do dia a dia da criança, e do adulto também.

FLÁVIA: Depois que ela nasceu me lembrei do Dragão na lua.

FLÁVIA: Vivi a magia da infância de novo.

GABO: E o que você aprendeu com essa troca Flávia, onde através da escrita você despertou o interesse na leitura em sua filha?

FLÁVIA: Primeiro que revivi minha própria infância. Toda a magia esquecida, surgiu novamente. Depois senti necessidade de uma princesa brasileira, com cultura próxima a dela. Não encontrei e criei. Não parei mais...

ROSSIDÊ: Eu, não tenho filhos, mas sempre motivo meus alunos, meus sobrinhos a lerem, se interagirem com o mundo literário.

FLÁVIA: O segundo livro se chama As aventuras de Tatá no misterioso vale encantado das fadas. Traz todo o mundo imaginário infantil.

ALDA: Acho incrível incentivar as crianças a leitura, vai fazê-lo se tornar um adulto bem melhor.

FLÁVIA: Usei fotos dela trabalhadas no computador para ilustrar. Sou fotógrafa também.

GABO: Qual a importância da leitura e escrita na vida de vocês?

SENHORA SMITH: Para mim escrever é tudo, a leitura me salvou. Através da leitura adquiri conhecimento e fui buscar novos horizontes. 

Descobri que sabia escrever quando na escola escrevia cartas de amor para meus colegas mandarem para as namoradas.  Tenho uma história de vida bem complicada e difícil mas nunca deixei me abater e sempre fui atrás do que queria.

ALDA: Tudo, a leitura como já disse, não é apenas uma história, é um jeito de viajar mundo incríveis apenas em algumas páginas, de receber mensagens incríveis através das palavras. e escrever, é difícil explicar em palavras hahaha. eu já desisti do meu sonho de ser escritora uma vez, por medo, de errar. então eu descobri que é tudo para mim, uma maneira de me expressar, de falar ao mundo mensagens e palavras guardadas, uma maneira de expressar a minha arte, e quem sabe de fazer os outros se identificarem, refletirem. é incrível.

ROSSIDÊ: A leitura enriquece o meu conhecimento, meu vocabulário, minha Cultura. A escrita me da a oportunidade de materializar as minhas  ideias, minha criatividade e compartilhar minhas obras (conto, crônicas, POESIA...). A leitura e a escrita me levam para a literatura, o mundo fantástico das letras e da  imaginação.

FLÁVIA: A leitura na minha vida abriu um universo infinito de ideias e reflexões. A escrita por sua vez é um antídoto de sobrevivência, onde ao me expressar sinto que estou viva.

GABO: Deixo o espaço para as considerações finais, falando sobre o que acharam da participação no debate e pra deixarem uma mensagem para o público...

ALDA:  Muito obrigada pelo convite, o bate papo foi incrível, muito feliz de ter participado. e eu só queria dizer que para quem quer escrever, vai lá e escreve, não se prive por medo de errar ou não passar em antologias por exemplo, tudo é um aprendizado, e é a coisa mais gostosa do mundo, ver uma folha ¨ganhando¨ vida. Se for o seu sonho, vai lá e tenta, porque pela gente e nossos sonhos, vale tudo. E sobre a leitura, é um meio de aprender, de conhecer novos mundos, se apaixonar por personagens incríveis, então vamos ler cada vez mais, dando mais chance aos nacionais também, não é porque você leu um que vai ler mais e não vai gostar. dê uma chance as essas lindezas e se apaixone.

FLÁVIA: Adorei o debate. Amo conversar sobre literatura. Adorei conhecer outras autoras e outras visões. Muito rico e muito válido. Parabéns Gabo e WebTV

ALDA: Parabéns por proporcionar esse debate super legal, parabéns a todos🥰😍

SENHORA SMITH: Obrigada pelo convite e por dividir experiências com os amigos autores. Estou com uma filha recém operada e não posso ficar mais. Abraço a todos, feliz Natal e um próspero ano Novo. Paz, saúde e muito amor.

E viva a literatura!

SENHORA SMITH: Gabo, obrigada.

ROSSIDÊ: Gabo, muito obrigada!

GABO:
 Obrigado, meninas pela participação no debate de hoje. Um abraço pra vocês.





GABO: Hoje, concluímos a exibição da 8ª Temporada do Misturama. Em março, o programa completa 8 anos, e por este motivo, em janeiro e fevereiro vamos relembrar os melhores momentos ao longo das temporadas já exibidas e, em março, voltamos com uma temporada inédita.

Antes de encerrar o programa, eu quero falar sobre 2020. Sabemos que não foi um ano fácil, foi um ano de incertezas, mas temos que manter a fé e a esperança de que dias melhores virão.




GABO: Mundo Virtual, Feliz Ano Novo! 🌟 Que a paz, o amor e a saúde estejam presentes em todos os dias deste novo ano.

Fique agora com a música Andrà Tutto Bene (Vai Ficar Tudo Bem), interpretada pelo Cristóvam. Boa noite e até 2021, aqui no Misturama.


 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW66FW6cbzhrEcmBO7833ctwrULCDx_hznx8jHyom0i0_O25JXIU2e9C9cCPQYpiBUNLTaUi5up2EhUYz6NIEevjqyTTgBGOCIY0FFMIDhvaMl6pO85u41VzzJ6g8hCGmBh6qUtdhngaQ/s1600/credito_misturama.jpg

 
apresentação
 
Gabo
 

 convidados

Alda Medeiros
Flávia Ferreira
Rossidê Rodrigues
Senhora Smith
 

repórter
Ritinha


entretenimento
 
contatoredewtv@gmail.com


 
 REALIZAÇÃO

 

 
Copyright 
© 2020 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Edições do Misturama

Entretenimento

Misturama

No Ar

Programa

Comentários:

0 comentários: