BRUNO KAELUM: Boa noite, galera! Finalmente chegamos a season finale desta série que se chama vida real. O que dizer de 2020, o ano que durou uma década e emendou o natal com o carnaval. Me chamo Bruno Kaelum, e hoje nós vamos relembrar os acontecimentos mais marcantes desse ano horroroso cheio de mudanças!
GABO: Boa noite, Mundo Virtual. Hoje reservamos os melhores momentos do ano. O que foi notícia, destaque, as premiações, estreias, cancelamentos, barracos e tretas. Teve de tudo.
KAELUM: Antes de começarmos, gostaria de dedicar esse especial as mais de 180 mil irmãos e irmãs brasileiros que nos deixaram, ao perderem a batalha para o COVID-19.
GABO: Exatamente, Kaelum. 2020 foi um difícil. O mundo parou, as ruas ficaram vazias, os comércios fecharam, várias pessoas trabalharam através de suas casas e os heróis médicos e enfermeiros assumiram o comando. Diante de todas as incertezas, não podemos perder a fé e esperança.
KAELUM: Que 2021 seja um ano que simbolize a importância da saúde e de seus serviços gratuitos, que não deixaram o estrago em nossa história ser ainda maior. #DEFENDAoSUS
GABO: Que venham dias melhores com muita luz para todos.
No MV muitas produções agitaram as emissoras virtuais este ano. Foram várias produções e hoje, vamos relembrar os principais fatos e acontecimentos. Começa agora a Retrospectiva Mundo Virtual. Vamos direto para os bastidores das redes com o GIRO NAS EMISSORAS:
Todo material divulgado no programa pertence às emissoras virtuais e aos seus idealizadores.
KAX SILVA: 2020 foi o ano do surgimento da Rajax. A web emissora de Kax Silva ousou em apostar forte no entretenimento e notícias, sem a famosa dramaturgia tão vasta e popular já presente em outras emissoras do MV. Porém, a Rajax já começou a chamar atenção antes de seu lançamento, quando teasers emblemáticos estampando as frases ditas pelo ex-patrão de Kax contrastava com a logo da emissora que estava por vir.
Nomes de peso foram contratados como Renata Landeros, Paulinho Perigoso, Megan Clarke, Gabriel Martins e Vinícius Apolo (mente por trás de Tena Andrade), onde estrelaram campanhas promocionais com suas respectivas atrações. Coluna do Perigoso, o programa Renata Landeros, Melhores Histórias, Web Curioso Mundo e o Analisando a Concorrência encabeçaram os lançamentos.
Durante o ano, a Rajax colheu bons frutos do seu investimento e se destacou pela sua cobertura jornalística, sendo a fonte de notícias mais buscada da esfera Twitter para furos de reportagens, dossiês e entrevistas exclusivas.
Pouco tempo depois da sua estreia, a Rajax cedeu à pressão dos acionistas e abriu o departamento de dramaturgia, produzindo sua primeira novela “Relações Destrutivas” de Paulinho Perigoso e Megan Clarke. Surpreendendo todas as expectativas do canal, a novela bombou em audiência e repercussão, animando os diretores a produzirem uma nova novela, “Ilusão” de Gabriel Martins.
Mesclando entretenimento com notícia, o TV Fama Virtual estrou de surpresa na grade de programação e foi muito bem aceita pelo público, ganhando edições periódicas, sem horário ou dia fixo, no mesmo esquema do Analisando a Concorrência e das notícias.
Pensou que a gente não teria especial de fim de ano? Achou errado! O sitcom Rajax Natalino - Um especial de natal, atrasado... escrito por Renata Landeros ficou divertidíssimo com toda a família Rajax reunida 😆
ÉDY DUTRA: Olá meus amigos! Antes de mais nada, quero agradecer ao Gabo pelo convite e dizer que é uma honra estar aqui, participando da Retrospectiva do Mundo Virtual e, especialmente, falando da minha querida WebTV. Bora lá então relembrar como foi o ano da emissora mais babadeira do MV?
O ano de 2020, para a WebTV, começou mais precisamente em 18 de janeiro de 2020, com as atualizações da reta final da novela Testemunha de um Crime. O autor Luiz Gustavo trouxe muitas surpresas para os momentos finais da história do jovem David. Quem também se manteve brilhando na telinha da emissora foi a novela Estações da Vida, escrita por Gabo e Diogo de Castro. Pato, Nanda, Diego e toda turma seguiram causando com suas histórias e reviravoltas da vida adolescente. Quem nunca passou por isso né, meu povo? E ainda falando em novelas, no Vale a Pena Ler de Novo teve Passos da Paixão, que foi ao ar em 2013, escrita por esse jovem senhor que vos fala, que trouxe de volta a história de Sílvia e Rosana e os caminhos que cada uma seguiu para buscar a felicidade. Mas não teve só repeteco de Passos não! Sedutora Melodia, da querida Fran Vicentini, inaugurou o segundo horário de reprises, o Vale a Pena Ler de Novo II, trazendo este grande sucesso de volta para a tela. Passos da Paixão e Sedutora Melodia fizeram parte da comemoração dos 15 anos da WebTV. No primeiro mês do ano ainda tivemos as continuações da 7ª temporada do Misturama e da 8ª temporada do Boletim Virtual com Marcelo Delpkin no comando do Visão Crítica, Marcos Vinicius com o Giro Virtual, Hugo Martins no Reportagem da Semana e o Diário do Autor com o Gabo!
Chegou fevereiro! E com ele, a estreia da 2ª temporada do Jornal Online na magnífica webtvplay com Gabo, Marcos Vinicius, Heloísa Ambrósio, Débora Costa e Hugo Martins! Este jornal que arrasa sempre passou a ter os novos episódios exibidos posteriormente na WebTV. E como fevereiro é mês de festa – ah, que saudade do carnaval – a WebTV reservou para o último dia do mês a exibição do Troféu Imprensa 2017 – referente às obras e programas exibidos em 2016. SEAS, de Rafael Oliveira, levou o prêmio de Melhor Série e Rafael de melhor autor de série. Gato Preto, de Cristina Ravela, levou a maioria dos prêmios na categoria Minissérie, incluindo de melhor minissérie, autora e antagonista, para o personagem Avelino – que tudo né, gente? Entre as novelas, Berço de Lobos, de Ramon Fernandes e Wesley Vitoritti levaram todos os prêmios. O troféu ainda consagrou como Melhor Programa e Bruno Olsen como melhor apresentador. Como diria Márcia, chique né bem?
Em março, as séries voltaram para a tela da WebTV. Tivemos a exibição da 1ª Temporada de Dead Land, do premiado Rafael Oliveira, contando a história de Bruce Collins e seus parceiros pela sobrevivência. Também em março, foi ao ar o Troféu Imprensa 2018, premiando as produções em destaque de 2017. Anti-Herói, de Cristina Ravela, ganhou o prêmio de Melhor Série de Roteiro. Papo com Autor, de Carlos Lira, dividiu com o Boletim Virtual o prêmio de Melhor Programa. Escolhas da Vida foi eleita a Melhor Novela. A história de amor de Fernanda e Paula rendeu também o prêmio de Autores do Ano na categoria novela para Édy Dutra e Diogo de Castro. Na categoria de textos literários, Inimigos, de Francisco Siqueira, foi a vencedora na categoria de Melhor Texto e também de Série do Ano.
Abril, época de Páscoa e chocolates, também foi época de saber das novidades da emissora para o ano que seguia rumo ao segundo semestre. O Avant Premiere estreou sua 3ª temporada, apresentando todas as atrações preparadas pela emissora para 2020. Teve bate-papo, entrevistas e curiosidades. Everton Brito estreou a minissérie Motivos para Continuar Vivendo, enquanto Marcos Vinicius comandou a 3ª temporada do Web Show. Neste mesmo mês, chegaram ao fim as temporadas do Misturama e do Boletim Virtual, além da novela Testemunha de um Crime. Fechando o mês de abril, a emissora apresentou ao público a edição do Troféu Imprensa Virtual 2019, destacando as obras produzidas em 2018. A minissérie Perfil Fake, de Rynaldo Nascimento, levou o prêmio de Melhor Série/Minissérie de Roteiro. Rynaldo também levou o prêmio de Melhor Autor da categoria. Entre as novelas, Juízo Final, de Weslley Vitoritti levou o prêmio de Melhor Novela da categoria de Roteiros. Vitoritti também foi eleito o melhor autor de novelas. No Entretenimento, Misturama foi eleito o Melhor Programa, enquanto o Blog da Zih abocanhou o troféu de Jornalismo. Aliás, Cristina Ravela ainda levou pra casa (mais um né, meus amores) o prêmio de Jornalista do ano. Entre as obras literárias, Nano (de Geraldo Medeiros Jr) e A Cobrança foram eleitos os melhores textos. A Cobrança, de Cristina Ravela – olha ela aí gente – ainda levou os prêmios de Melhor Conto e Melhor Autor.
Veio maio, mês das mães, das noivas e das estreias das novas temporadas do Boletim Virtual (9ª) e do Misturama (8ª). Encerrando as premiações virtuais, a WebTV exibiu duas edições do Troféu Mundo Virtual – edição de 2019 (premiando obras de 2018) e a edição 2020 (premiando obras de 2019).
O TMV 2019, entre as obras de roteiro, escolheu Insensatez (de Débora Costa) como Melhor Novela, e As Mulheres da Minha Vida (de Everton de Brito) como Melhor Série/Minissérie e Autor. Talismã, novela de Édy Dutra, levou o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Autor de Novelas. No entretenimento, Astrozilda foi escolhido o Melhor Programa e Gabo Olsen levou o prêmio de Melhor Jornalista e Melhor Apresentador, com o Misturama. Entre as obras literárias, Nano (de Geraldo Medeiros Jr) foi eleita Melhor Série/Minissérie. Ele também levou o prêmio de autor do ano. A Cobrança, de Cristina Ravela, levou os prêmios de Melhor Conto, Texto Literário e Autor de Conto.
Já o TMV 2020, entre as obras literárias, premiou Perfume – A Tristeza de Verão (de Luiz Gustavo) como Melhor Novela e En Las Cercanías Del Alcatraz (de Marcos Vinícius) como Melhor Série/Minissérie. Marcos Vinicius ainda levou os prêmios de Melhor Texto Literário (com o conto A Escudeira) e Melhor Autor de Série/Minissérie. Entre os roteiros, Estações da Vida (de Bruno Olsen e Diego de Castro) emplacou os prêmios de Melhor Novela e Autores de Novela. Maniac, série de Jota Pê, ganhou como Melhor Roteiro. O Assassino dos Meus Sonhos, de Marcos Vinicius, levou o prêmio de Melhor Série/Minissérie e Autor. Na categoria Contos Literários, A Escudeira levou o prêmio de Melhor Conto Independente, enquanto A Maior Riqueza (de Diva e Gabo Olsen) ficou com o troféu de Melhor Conto Antológico. Cristina Ravela ganhou o prêmio de Melhor Autora de Conto Geral e Marcos Vinicius de Melhor Autor. Nas categorias de entretenimento, Game Show foi eleito o Melhor Programa. Gabo Olsen venceu na categoria de Apresentador e Blog da Zih levou o prêmio de Jornalismo. Marcos Vinicius, como não poderia deixar de ser, né meu povo, ganhou o prêmio de Revelação do Ano.
Com a chegada de Junho, substituindo a série Dead Land, a gente pôde reler Tech, a série futurista escrita pelo autor português Dom Costa. Neste mês também teve a estreia da Antologia Lua Negra, com 13 contos de terror. Eita!
Em Julho, a WebTV estreou a sua nova novela literária, Flor-de-Cera, de Carlos Mota. Você e Eu, novela de Fran Vicentini, retorna à telinha no Vale a Pena Ler de Novo, substituindo Passos da Paixão.
No mês de Agosto, nós tivemos o encerramento de grandes atrações: a série Tech e a novela Sedutora Melodia, além da 3ª temporada do Web Show. Sedutora Melodia - 5 Anos Depois estreia como um especial em 4 episódios, substituindo a novela recém encerrada. O Boletim Virtual trouxe de volta ao MV o veterano Hans Kaupfmann apresentando a coluna Entrelinhas com dicas sobre o roteiro, outra novidade foi a volta da coluna Estante Literária agora sob o comando de Davi Busquet, autor da Antologia Lua Negra, trazendo uma análise crítica sobre livros escritos por renomados autores. Antes de concluir o mês, o Web Show estreou a 4ª temporada.
Em Setembro, tivemos a volta do Feriadão WebTV, com a exibição do Avant Premiere Contos Literários e, posteriormente, dos "Contos Literários". Quem também retornou para a telinha foi a sessão Cine Virtual, exibindo o web filme Together, de André Esteves, e apostando ainda em contos inéditos dos "Contos Literários", o edital onde os autores podem enviar contos com temas livres dentro dos mais diversos gêneros: drama, romance, aventura, suspense, ação... Game Virtual estreou a 2ª temporada na grade da WebTV. E quem se despediu, mas temporariamente, foi a turma da novela Estações da Vida, que encerrou sua 1ª temporada com um grande mistério...
O mês de Outubro é um mês pra lá de especial, pois é o nosso mês de aniversário. Em 2020, a WebTV completou 16 anos de história! A adorável Ritinha estreou o especial Por Dentro da WebTV, fechando o especial de comemoração dos 15 anos da emissora e mostrando os bastidores do canal e contando com os depoimentos de vários artistas da casa. Outubro trouxe a série Coisas da Vida, de Douglas Souza e Victor Laurant, para substituir Tech. O especial Sedutora Melodia - 5 Anos Depois chegou ao fim nesse mês e a segunda faixa do Vale a Pena Ler de Novo foi finalizada. Fechando com chave de ouro, o veterano Vitor Zucolotti é contratado pela WebTV, retornando ao MV após anos de afastamento, com a série O Dom - Vidas do Árido.
Novembro se apresentou na telinha com a inauguração de uma nova faixa de antologias, tendo a estreia da 2ª temporada de Contos Contemporâneos da Violência Urbana. Foram mais de 70 inscrições, resultando em duas temporadas (2ª com 15 contos e 3ª com 14 contos). A 3ª temporada tem estreia agendada para fevereiro de 2021. Substituindo a antologia Lua Negra, Nosso Amor estreou em 20 de novembro e ficará no ar até março de 2021 com 8 contos. Marcando a estreia do especial FIM DE ANO NA WEBTV, a emissora anunciou 37 contos aprovados na antologia A Magia do Natal resultando em duas temporadas, a 2ª com 20 contos e a 3ª com 17. A exibição foi de segunda a sexta com dois contos por noite. O início da transmissão foi dia 30 de novembro.
E por fim, chegou Dezembro. A antologia Lua Negra encerra a sua primeira temporada e Nosso Amor assume a faixa integralmente. A 3ª temporada de A Magia do Natal estreia, trazendo 17 episódios que foram exibidos até o dia 24 de dezembro.
Fazendo parte do especial FIM DE ANO NA WEBTV o Misturama apresentou uma entrevista com o autor Carlos Mota falando sobre sua trajetória na escrita e contou com dois debates com os autores das Antologias, Contos Literários e a equipe da CAL - Comissão de Autores Literários encerrando a atual temporada. Na última semana do ano foi reapresentado o Amigo Secreto Virtual que reuniu Gabo, Cristina Ravela, eu, Diogo de Castro e Wesley Alcântara. A tradicional brincadeira na versão virtual. Foi tão divertido pessoal. O Boletim Virtual apresentou a última edição da temporada, e hoje estamos acompanhando o Retrospectiva Mundo Virtual com Gabo e Bruno Kaelum que marcou o seu retorno ao MV neste ano, e amanhã, no último dia do ano, será levado ao ar o Show da Virada, onde os artistas do MV falam sobre o ano letivo e indicam uma música que representou esse momento.
Foi um 2020 cheio de atrações! Num ano em que o mundo padece com a saúde, a nossa fuga e nosso alento foi a arte, a escrita, a literatura. Bom saber que estamos bem. Mas, melhor ainda, é saber que conseguimos contribuir para aliviar um pouco mais as angústias de outras pessoas que, certamente, ao ler nossas obras, nossos programas, ficaram com o coração um pouco mais quentinho. Um forte abraço a todos! Até 2021!!!
VITOR ABOU: Boa noite a todos e a todas! Primeiramente, gostaria de agradecer o convite para participar, mais um ano, da Retrospectiva promovida pela WebTV, representando, aqui, o Megapro, na condição de Diretor Operacional.
Nosso ano de 2020 começou bem movimentado, com a nossa premiação, no começo de janeiro, o Mega Awards, que reconheceu diversos projetos e autores por seus trabalhos em 2019, dentro e fora do Megapro, com todas as categorias definidas pelo público - uma novidade em relação à edição de 2018.
Ainda em janeiro, na Sessão MegaOD - que era destinada a reprises - exibimos ‘‘Ruínas’’, sucesso de 2017 de João Carvalho. No mesmo mês, estreamos a parte 1 da minissérie ‘‘Eterno Enquanto Dure’’, também de João Carvalho, e a série ‘‘O Paranormal’’, de Rômulo Guilherme. A primeira, uma obra que atravessa diversas décadas tendo o amor como condutor; a segunda, uma história que mistura espiritismo e mistério. E para trazer o humor ao público, começamos a exibição semanal de ‘‘Nós & Ela’’, fenômeno de Wagner Jales.
Em fevereiro, foi a vez de Honney Helloise fazer sua estreia no Megapro, com a fanfic ‘‘Rebelde Way’’, história baseada na obra homônima de Cris Morena. O mês de março já começou bem agitado, com a estreia de ‘‘A Menor Culpa’’, minissérie de humor de Lucas Oliveira, e de ‘‘Pandorum’’, série pós-apocalíptica de Fernando Ricoboni. Também foi o mês em que nos despedimos do sucesso ‘‘Meu Mundo Caiu’’, de João Paulo Ritter, que estreou no final de 2019, reafirmando a competência de seu autor, que adaptou a obra inglesa ‘‘Maurice’’. E para substituir essa grande novela, foi escolhida outra novela que veio a se tornar um fenômeno de audiência e público: ‘‘Amada Família’’, de Everton Brandão, que fez sua estreia no gênero, após séries e programas.
Nesse período, o coronavírus já havia chegado ao Brasil e a maioria das pessoas precisou ficar em casa. Pensando nisso, o Megapro investiu ainda mais nas estreias e em variedades. Foram três obras que estrearam em abril: ‘‘Cálice de Sangue’’, de Carlos Lira e João Sane Malagutti, na Sessão MegaOD; ‘‘Transbordos’’, coletânea de contos de Dhieferson Lopes; e ‘‘Alma Sebosa’’, série de Wagner Jales.
Em maio, nos despedimos de algumas produções e demos boas-vindas à fanfic ‘‘João e Maria’’, de Alessa Romannov. O mês de junho foi marcado pelo lançamento da quarta temporada da fic ‘‘Diário de uma poc’’, de Rosemery Castanhary, pela estreia de ‘‘Reis da Arena’’, de Lucas Oliveira - na Sessão MegaOD -, e da série antológica ‘‘Marília - Todas as mulheres’’, homenageando a cantora Marília Mendonça. Junho também foi o mês da estreia do ‘‘Leitura Pop Live’’, programa em vídeo apresentado por João Carvalho e Vitor Abou, que discutiu temas relacionados à literatura, dramaturgia e Mundo Virtual.
Buscando compartilhar os conhecimentos e leituras adquiridos, João e Vitor promoveram, por meio de videoconferências, a primeira oficina de roteiro do Megapro, com cinco autores, que desenvolveram projetos de séries/minisséries para a emissora. Inclusive, alguns já estão finalizados e em breve serão lançados.
Em julho, além dos mais de dez títulos disponibilizados no MegaOD, estreamos a parte 2 de ‘‘Eterno Enquanto Dure’’ e nos despedimos, com muita dor no coração, de Amanda, Adolfo e Ariel, protagonistas de ‘‘Amada Família’’, que chegou ao fim no dia 17.
No mês de agosto, a autora May Margret, um dos destaques de 2019, revelou sua identidade real: Maria Fernanda. Ela assinou, também, a coletânea de contos ‘‘Encontros e Desencontros’’. No mês, o Megapro lançou a fanfic ‘‘Deus Salve a Poc’’, um spin-off de ‘‘Diário de uma poc’’, de Rosemery Castanhary. E por fim, no finalzinho do mês, o reality ‘‘Raça’’ voltou para sua terceira temporada, revelando diversos nomes para o MV.
Setembro foi o mês das estreias! No comecinho, Vitor Abou retornou às novelas com ‘‘Caros Amigos Ricos’’, um romance jovem e bem leve, que logo foi abraçado pelo público. No dia 12, ‘‘Órfãos do Paraíso’’, minissérie - original WebTV - de Rynaldo Nascimento, chegou ao Megapro, fazendo bastante sucesso. Na mesma semana, o autor português João Monteiro estreou com ‘‘Defesa Possível’’, série de suspense, que foi lançada completa. E para fechar o mês, no dia 30, Wagner Jales, após duas séries, estreou sua novela ‘‘Corrente Sanguínea’’, trazendo duas mulheres fortes como protagonistas.
Outubro veio chegando e nos trouxe de volta Weslley Vitoritti, longe de uma produção solo desde ‘‘Juízo Final’’. O autor assinou ‘‘Heroína’’, uma obra que abalou o público, tornando-se, também, muito bem reconhecida entre os críticos. E, no final do mês, Italo Jesus, que participou da oficina de roteiro, lançou a série ‘‘Amor Livre’’.
Em novembro, as estreias continuaram acontecendo a todo vapor, com ‘‘Novas Chances’’, de Klewerton Roger e Lucas Oliveira e ‘‘Quase Nós’’, de Maria Fernanda, spin-off do hit ‘‘Entre Nós’’. Além disso, o Megapro exibiu duas obras inéditas no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra. O curta ‘‘Úlcera’’, de João Carvalho, e o conto ‘‘Vermelho é o nosso tom’’, de Dhieferson Lopes, trouxeram, cada um do seu jeito, uma mensagem importantíssima sobre o racismo, suas raízes e feridas.
E, num piscar de olhos, chegou o mês de dezembro. Nem percebemos e já montamos nossa árvore de Natal. Para terminar o ano rindo e se divertindo, a primeira parte da segunda temporada de ‘‘Nós e Ela’’ foi liberada. Nos despedimos também de algumas produções, que chegaram aos seus finais com histórias bem desenvolvidas e atraentes.
Como já é comum nessa época, as premiações começam a aparecer. E isso também aconteceu com o Mega Awards, que teve seus indicados divulgados, além de mais informações. Dessa vez, serão duas cerimônias de premiação: uma com voto de júri e outra com voto popular. As categorias - que são mistas, externas e internas - são as mesmas para as duas premiações.
E para finalizar bem o ano, nada melhor do que os especiais, tanto em roteiro quanto em literário (contos e fanfic). Esse ano tivemos dez especiais, sendo cinco em roteiro e cinco em literário. Foram eles: ‘‘Quando eu te deixei’’, de Lucas Posey’’; ‘‘Três é Demais’’, de JP Ritter; ‘‘Chá da Tarde’’, de Gabrielle Barbosa; ‘‘A Magia do Natal’’, de Marina Kilikiki; ‘‘Relatos de Tarsis Xander: Missão Corellia’’, de Tarsis Alexandre; ‘‘Quando tudo parece perdido’’, de Italo Jesus; ‘‘Pílulas: Escritores’’, de Arnaldo Zampieri; ‘‘O Movimento da Neve’’, de João Monteiro; ‘‘Tudo que eu queria’’, de Luciana Fernandes e ‘‘Feliz Vida Nova’’, de Rennan Lopes.
Além dessas todas produções, o Megapro estreou, no primeiro semestre, um novo site, com a sua plataforma de streaming, o MegaOD, que reúne obras em atualização e outras completas, inéditas e antigas. Várias produções chegaram ao catálogo, que não para de crescer. No momento (dezembro de 2020), são mais de 100 obras, dos mais variados gêneros e estilos. As origens também são variadas. O MegaOD tem obras originais e de outras redes, como ‘‘Magia Sensata’’ (TVN), ‘‘Bicho da Goiaba’’ (Belas Histórias), ‘‘Brilhante Aliança’’ (TV Conectados), ‘‘Sabrina’’ (WebMundi), ‘‘Cidadãos da Pátria’’ (TV Notícias), ‘‘Garotas do Rio’’ (WebTV), ‘‘Gêmeos’’ (CyberTV), ‘‘The Witcher’’ (UP) e muitas outras. Ah, e não podemos nos esquecer, é claro, da parceria que foi firmada com a OnTV, rede de JP Ritter, que em breve terá um site montado pela mesma equipe do Megapro, super tecnológico, e que tem algumas de suas obras no MegaOD, como ‘‘Fênix’’ e ‘‘A Invasão’’.
2020 foi o ano em que o Megapro bateu recordes de acesso e viu um mês superar o outro em números de visualizações, além da quantidade de histórias que recebemos. Fui um ano de renovação, pensando novas diretrizes para nossa dramaturgia, com novelas menores e com a adoção, em algumas obras, do formato internacional Master Scenes; para nossas obras em literário, investindo nos contos e em textos de grande qualidade; para nosso entretenimento, que se reinventou, com vídeos e mais dinamicidade; e para nosso design, cada vez mais elaborado. Devemos tudo isso à equipe administrativa, composta pelos diretores, gerentes e parceiros, que pensa e executa; aos autores, que confiam na gente e embarcam nessa conosco, trazendo suas obras; e ao público, que torna tudo isso possível. Nosso muito obrigado a todas e todos.
Para 2021, o Megapro reserva muitas produções e novidades, prezando sempre pela qualidade e pela diversidade, acompanhada de respeito e tolerância. Um ótimo fim de ano e que 2021 seja um ano de paz, saúde e felicidades.
RITINHA: Oie, meninas e meninos. Turo bom?
Em 2020 a webtvplay lançou, estreou, renovou e jogou, isso mesmo, gente, teve até joguinho no play. É tiro, porrada e bomba, que fala né?
O Jornal Online abriu o calendário de estreias do play. No dia 13 de fevereiro foi adicionado no streaming a 1ª Temporada completona e de brinde um episódio inédito, inaugurando a 2ª Temporada.
Ainda em fevereiro, teve a série As Aventuras de Benjamin Luanson de Douglas Souza e o filme A Visitante escrito pela duplona de peso Rafael Oliveira e Cristina Ravela, a loira do blog.
O confinamento em um reality show virtual assombrou os leitores com a série Urban Legend: Ghosts of Winchester de Maureen Prescott em março.
Por sua vez, o mês de julho não deixou barato e um pacotão da felicidade agitou o play, minha genta. Anti-Herói e a 2ª Temporada de Raíza, ambas escritas pela loira do blog, Garotas do Rio de Wesley Alcântara e As Mulheres da Minha Vida de Everton Brito.
Agosto trouxe grandes surpresas, menina. O Brasileiro adora uma novela e o play sabe disso. Depois dos pedidos para a loirinha do blog, ela atendeu os pedidos e trouxe Excelsior de Débby Costa e Estaca Zero de Gabriel Rezende.
Entre agosto e setembro os contos: Bem-Vinda aos Stanley's de Leicester, A Escudeira e Incontro a Venezia de Marcos Vinicius e A cobrança de Cristina Ravela também garantiram vagas na webtvplay.
A 1ª Antologia produzida pela WebTV apareceu no play em setembro. Os 9 episódios dos "Contos Contemporâneos da Violência Urbana" estrearam no dia 6 de setembro.
A maratona foi garantida com o lançamento das duas temporadas do programa Astrolozilda com a divertida apresentadora Zilda Mello.
Outubro foi especial! A webtvplay completou um aninho, ah que gracinha, gente e mais um filme integrou ao streaming. Marcos Vinicius foi responsável pelo web filme: Aprisionados e Maurren Prescoot estreou a série inédita Cruel Summer e jogando terror nos leitores. Para fechar o mês com chave de ouro o play ganhou um joguinho temático sobre o Halloween.
No penúltimo mês do ano mais jogos para o público: Ana Jones, Christmas Memory, Super Mario Kart 64, Dr. Robotnik's, Boat Rush, Relic Runway e Super Mario All Star. Já no dia primeiro, a novela Excelsior deixou a plataforma, mas foi por um bom motivo. Em breve a novela vai ganhar as telinhas do público. Vai ter filmagem, sabia Caetana?
Outra novidade no play foi a estreia do Top 5, atualizado semanalmente na homepage mostrando tudo que foi mais acessado, eu curti em, Laura.
Débora Costa voltou ao play com a novela "E Vamos à Luta" e ainda tivemos um supeeeer lançamento, conhecemos o blog da webtvplay com várias dicas sobre as produções. Eu amei, viu, Neidinha?
Fechandoooo com chave de ouro, dezembro trouxe a crônica Judas de Samuel Brito, o jogo Turma da Mônica em o Resgate, as série: Raíza (3ª Temporada) da loira do Blog, Os Pecados de Cada Um de Francisco Siqueira e a inédita Slashdance de Maurren Prescoot, a novela literária Testemunha de um Crime de Luiz Gustavo, a 1ª Temporada da Antologia A Magia do Natal e a novela em roteiro Falso Amor de Debby Costa.
Que 2020 foi esse, Frida? A webtvplay trouxe muitas opções para o público fã da uma boa leitura. Então é isso, meninas e meninos. Essa foi a Retrozinha da webtvplay. Beijos de luz.
JAIME LUCAS: O 2020 da ONTV começou com o último capítulo de “O Mistério da Mansão”, logo no primeiro dia, e seguiu durante o mês de janeiro com os novos episódios de “Claire’s Anatomy” e “Fênix”, além de “A Intrusa” no bloco “Tarde de Clássicos”. No mesmo mês tivemos as estreias dos autores Honey Helloise e Glaydson Silva na ONTV com suas respectivas obras “Quatro Caminhos” e “A Invasão”. Everton Brito também marcou presença com a estreia da reprise de “Anjo Bom”.
No mês de março tivemos as estreias de “New Directions”, de João Paulo Ritter, e “Leguminosas”, primeira novela de Hivan Martinez na ONTV. No mês seguinte, as reprises de “Muito Além da Vida” e “Caminho Único” foram os destaques, assim como os capítulos finais de "Leguminosas".
“Segunda Família”, de Glaydson Silva, e “Surpresas do Destino”, de Daniel Gaviria, estrearam em maio, sendo esta última uma obra original escrita em espanhol e publicada no Brasil em parceria com o Portal Glook.
Em junho e julho acompanhamos as estreias de “Mulher do Fim do Mundo” e “Cores”, primeiras obras de Bruno Rodrigo e Felipe Borges, respectivamente, na ONTV. Na mesma época tivemos a estreia da ONTV no serviço megaOD, disponibilizando algumas de nossas obras dentro da plataforma on demand.
Entre agosto e setembro pudemos acompanhar as novas obras “Poeiras Estelares” e “Tuhpanger”, ambas de João Paulo Ritter, e “Angel”, de Bruno Rodrigo.
Em novembro, dois grandes marcos para a ONTV: a primeira estreia em parceria com a MEGAPRO, trazendo a minissérie “Novembro”, de João Carvalho; e o fim de “Segunda Família”, que se tornou a maior novela da ONTV em número de capítulos, concluindo com 52.
No último mês do ano acompanhamos os últimos capítulos de “Poeiras Estelares”, o anúncio dos vencedores da terceira edição do “Infinity Awards” e o especial “Amores de Natal”, escrito por Bruno Rodrigo.
Em resumo, apesar das dificuldades impostas pelo ano de 2020, que perdurarão por mais algum tempo, a ONTV teve um ano positivo, com a chegada de diferentes autores além de novas parcerias que vieram para somar. Para 2021, que todos nós tenhamos um ano melhor e mais próspero.
KAELUM: Quantas produções e conteúdo né? Quatro emissoras cheias de obras, não faltou capítulos e episódios para se entreter em casa!
GABO: Muito bom, o Giro pelas emissoras virtuais. Quanta novidade em 2020. Agradeço ao Édy Dutra, Vitor Abou, Kax Silva, Ritinha e Jaime Lucas representando a WebTV, Megapro, Rajax, webtvplay e OnTV.
KAELUM: Anualmente as emissoras são convidadas a participarem do Retrospectiva Mundo Virtual e ficamos felizes com a participação de vocês. Fico imaginando se todas tivessem conseguido participar, é aquele ditado “se juntas causam, imagina juntas”! Brincadeiras à parte, agradecemos a participação e por estarem presentes no nosso MV.
GABO: A Cyber TV, DNA TV, Web Novelas Channel e Ranable foram convidadas, mas não conseguiram participar.
KAELUM: Gabo, é empolgante ter tantas emissoras no ar. Que 2021 todas possam estar juntas na nossa retrospectiva.
GABO: É isso aí, Kaelum, que 2021 seja produtivo para todo mundo. Agora chegou o momento de voltar no tempo e relembrar as notícias que foram destaque. Teve estreia, treta, cancelamento, retorno, fim, foi tanta coisa que o Giro Virtual Especial tá ligado no 220.
OS AWARDS DE 2020
KAELUM: As premiações de 2020 começaram no início do ano. A alta dessa categoria de programação marcou o ano. Inclusive o da WebTV que fez a reposição das suas premiações desde o ano de 2017, com o Troféu Imprensa 2017, Troféu Imprensa 2018 e Troféu Imprensa 2019. Exibidos respectivamente nos meses de março, abril e maio. Troféu Mundo Virtual 2019, exibido em maio e Troféu Mundo Virtual 2020, exibido em junho.
KAELUM: Pode entrar Guiness Book, como emissora virtual que mais exibiu premiações em um semestre!
GABO: Verdade, xará. A WebTV definitivamente tirou o atraso em relação os premiações.
GABO: Mas não parou por aí. Em relação as premiações as emissoras deram um verdadeiro show.
MARCOS VINICIUS: O ano de 2020 teve um início agitado. Tapete vermelho pra cá. Tapete vermelho pra lá. Discurso emocionado de um lado. Desabafo de outro. Os autores tiraram seus melhores trajes dos armários para prestigiarem as premiações do Mega Awards, DNA Awards e da Cyber Awards, com muita festa, alegrias, surpresas e cartas já carimbadas. Três grandes eventos que colocaram no mais alto destaque àqueles que nos presenteiam com belas histórias.
GABO: Marcelo Delpkin, autor, jornalista e apresentador criou o Destaques Backstage, uma premiação no web programa Cyber Backstage, onde por meio da votação popular e júri reuniu a dramaturgia, jornalismo e entretenimento referentes ao ano de 2019.
KAELUM: O MV contou em 2020 diferentes premiações, iniciando com DNA Awards em janeiro, Cyber Awards em fevereiro, DNA Awards, Destaques Backstage, e recentemente o Infinity Awards, Prêmio Gêneros, Mega Awards (versão técnica), Trophy Ranable e o Troféu Galáxia, e ainda premiarão no próximo ano a Mega Awards (votação popular), e a estreante Troféu Four Elements.
Comentários:
0 comentários: