O DOM - VIDAS DO ÁRIDO
1x12 (SEASON FINALE)
CENA 1 / LADO DE FORA
DA CASA DE MARINALVA / EXT. TARDE
CAM MOSTRA O ROSTO DE
MARINALVA. UMA LUZ VERMELHA. OLHOS IMPASSÍVEIS. UMA LÁGRIMA ESCORRENDO. NUM
MOVIMENTO, CAM SAÍ DO ROSTO DE MARINALVA E EXIBE A IMAGEM DA CASA DA BEATA EM
CHAMAS. A BEATA PEGA OS FILHOS, CADA UM EM UMA MÃO.
MARINALVA
(NUM TOM AMISTOSO, QUASE UM SUSSURRO)
Vamos
embora daqui. O pai de vocês depois aparece... Ele deve estar no bar. Depois
ele vai encontrar com a gente.
CAM AFASTA MOSTRANDO A BEATA
DEIXANDO O VILAREJO COM OS FILHOS, ENQUANTO A CASA ONDE MORA PEGA FOGO.
CORTA
PARA
CENA 2 / CASA DE
MARINALVA – SALA / INT. TARDE
EM MEIO AO FOGO. A CAM
MOSTRA O CORPO DE FIGUEIRA NO SOFÁ. A FACA FINCADA NO PEITO. A CABEÇA PENDURADA
PARA FORA DO SOFÁ, SEM SER FOCALIZADA, DEPOIS DE QUEIMADA POR ÁGUA FERVENDO.
CORTA
PARA
CENA 3 / EM FRENTE A
CASA DOS MILAGRES / EXT. ANOITECER
DORIANO E INOCÊNCIA OBSERVAM
O QUE SOBROU. UM CENÁRIO DE GUERRA, COM MORTOS NO CHÃO E GENTE MACHUCADA SENDO
SOCORRIDA, SE APOIANDO EM OUTRAS PESSOAS.
DORIANO
Meu
Deus! Olha o que sobrou desse povo... Tem gente sem braço. Sem orelha, sem
mão...
INOCÊNCIA
Tem
gente morta, Doriano! Gente que nós víamos, dávamos bom dia, boa tarde, boa
noite... (CAM MOSTRA O CORPO DE RAIMUNDA AFASTADO) Dona
Raimunda...
DORIANO
Que
tristeza, Inocência. Nossa Riqueza acabou, banhada de sangue.
DORIANO AVISTA O CORPO DE
EMERENCIANO AO LONGE. O FACÃO AINDA FINCADO NAS COSTAS.
DORIANO
Tudo
pela loucura de um homem, que se dizia santo.
INOCÊNCIA
Eu
não estou vendo o Domênico. Onde será que ele está?
CORTA
PARA
CENA 4 / TERRENO
AFASTADO DE RIQUEZA / EXT. NOITE
MÚSICA ON: LUA NOVA –
EDU LOBO E MARIA BETHANIA
EM CENAS CURTAS E UNIDAS NUM
SÓ MOMENTO VEMOS A AÇÃO. TONHO TERMINA DE CAVAR UM COVA. DOMÊNICO O AJUDA A
COLOCAR O CORPO DE RITINHA. DOMÊNICO O OBSERVA JOGAR AS PÁS DE TERRA NO CORPO
DE RITINHA. TONHO CHORA. TERMINA FINCANDO UMA CRUZ, NO MONTE DE TERRA DA COVA
QUE ACABOU DE SER FECHADA.
TONHO
Pronto.
A Ritinha, eu espero, que descanse em paz, porque eu não vou sossegar até o dia
que pegar aquele doutor e destruir ele...
DOMÊNICO
(ABRAÇA TONHO POR TRÁS)
Não
vale a pena... Não pense mais nisso. O destino foi feito dessa forma... Se eu
pudesse trazê-la de volta eu faria.
TONHO
ACEITA O AFAGO DE DOMÊNICO. SE VIRA PARA ELE.
TONHO
(SEGURANDO O ROSTO DE DOMÊNICO ENTRE AS MÃOS)
Vamos
embora daqui, vamos? Vamos achar um lugar. Só eu e você. Mais ninguém junto com
a gente. A gente vai poder se amar em qualquer lugar... Só não me deixa
sozinho.
DOMÊNICO SORRI DE FORMA
TERNA E BEIJA O RAPAZ. O BEIJO INICIA DE FORMA TERNA, MAS AOS POUCOS, ELE SE
TORNA ALGO SELVAGEM. NO MEIO NO NADA, NO ÁRIDO EM MEIO A NOITE E AS ESTRELAS,
TONHO TIRA AS ROUPAS. NU, ARRANCA AS ROUPAS DE DOMÊNICO. OS BEIJOS CONTINUAM,
ATÉ QUE TONHO, JOGA DOMÊNICO NO CHÃO QUE CAI DE JOELHOS E O PENETRA COM
VIOLÊNCIA. O CURANDEIRO A PRINCÍPIO FAZ MENÇÕES DE SENTIR DOR. MAS EM SEGUIDA É
INVADIDO POR UM SORRISO LASCIVO DE PRAZER.
CORTA
PARA
CENA 5 / TERRENO
AFASTADO DE RIQUEIZA / EXT. NOITE
TONHO E DOMÊNICO ESTÃO
DEITADOS AO LADO DA COVA, NUS.
DOMÊNICO
Eu
vou te contar uma coisa: eu nunca acreditei que isso fosse um dom.
TONHO
Como
assim?
DOMÊNICO
Esse
presente virou uma maldição. Metade de Riqueza tá morta. Tudo por conta de um
poder que me foi dado, uns achando que foi uma dádiva, mas na realidade, isso é
uma praga. Como é que algo pode gerar tanta destruição? Você consegue me dizer?
TONHO
Não.
Eu bem queria te consolar, mas eu perdi... Nós perdemos gente que a gente amava
demais.
DOMÊNICO
Que
a gente ainda ama. E eu não pude fazer nada. Que dom é esse?
TONHO
Se
você pudesse ressuscitá-los, daí sim, você seria de fato um Deus.
OS DOIS CONTINUAM ABRAÇADOS
NUS NO CHÃO. A CAM SE LEVANTE LENTAMENTE, TIRANDO OS DOIS DE QUADRO E MOSTRANDO
O HORIZONTE QUE, ANTES NEGRO POR CONTA DA NOITE, COMEÇA A SE ILUMINAR E A FICAR
VERMELHO COM O SOL QUE NASCE.
MÚSICA OFF: LUA NOVA
– EDU LOBO E MARIA BETHÂNIA
CORTA
PARA
CENA 6 / TERRENO
PERTO DE RIQUEZA / EXT. DIA
DOMÊNICO ESTÁ DE PÉ.
VESTIDO. OBSERVA TONHO, QUE JÁ ESTÁ VESTIDO. TONHO ACORDA.
TONHO
(LEVANTANDO)
Acho
que tá na hora de irmos, né?
DOMÊNICO
Acho
que tá na hora da gente se despedir.
TONHO
(ASSUSTADO)
Como
assim se despedir? Do que você tá falando?
DOMÊNICO
Eu
tenho que seguir o meu caminho sozinho. Eu preciso sumir do mapa, literalmente.
DOMÊNICO DÁ UM BEIJO EM
TONHO E EM SEGUIDA UM ABRAÇO FORTE. O SOLTA E SE VIRA PARA IR EMBORA.
TONHO (SE
AJOELHA, SEGURA UMA DAS PERNAS DO CURANDEIRO)
Não
me deixa, não! Pelo amor de Deus! Não me deixa, eu te amo tanto!
DOMÊNICO
Tanto
é demais! Você não merece toda a dor que eu ainda posso te causar.
(RÍSPIDO) Agora me solte! Vá seguir a tua vida!
TONHO SOLTA DOMÊNICO QUE
SEGUE CAMINHANDO PELO ÁRIDO. ELE AINDA TENTA ANDAR UM POUCO, MAS SEUS PÉS FICAM
GRUDADOS NO CHÃO, COMO SE UMA FORÇA O ATRAÍSSE PARA A TERRA.
TONHO
Não
me deixa, não! Me leve! Deixa eu caminhar contigo meu amor!
MÚSICA ON: CIRANDEIRO
– MARIA BETHANIA E EDU LOBO
DOMÊNICO CONTINUA CAMINHANDO
ENQUANTO TONHO O GRITA. A CAM MOSTRA DOMÊNICO DE FRENTE. O OLHAR PERDIDO. A
AREIA COMEÇA A SE LEVANTAR, UMA ESPÉCIE DE POEIRA. AOS POUCOS ELA SE
INTENSIFICA. TEMOS DIFICULDADE DE VER DOMÊNICO. A MINI TEMPESTADE DE AREIA
AUMENTA, TAMPANDO DE VEZ NOSSA VISÃO. QUANDO SE DISSIPA DOMÊNICO DESAPARECE.
TONHO, QUE DE LONGE O VIA INDO EMBORA, FINALMENTE CONSEGUE SOLTAR O PÉ DO CHÃO
E CORRE. ELE CORRE TENTANDO ACHAR DOMÊNICO.
CORTA
PARA
CENA 7 / TERRENO
AFASTADO DE RIQUEZA / EXT. DIA
CAM AÉREA MOSTRA TONHO ANDANDO EM CÍRCULO TENTANDO DESCOBRIR ONDE ESTÁ
DOMÊNICO QUE ACABA DE SUMIR DIANTE DE SEUS OLHOS. TONHO DESABA DE JOELHOS NO
CHÃO CHORANDO
MÚSICA OFF:
CIRANDEIRO – MARIA BETHANIA E EDU LOBO
CORTA
PARA
CENA 8 / QUINTAL DE
UMA CASA / EXT. DIA
MÚSICA ON: DANÇAR PRA
NÃO DANÇAR – RITA LEE
UM MENINO CORRE. É
FRANCISCO, QUE NO INÍCIO DA NOSSA HISTÓRIA NÓS MOSTRAMOS SEM OS MOVIMENTOS DAS
PERNAS. A MÃE O OBSERVA NA SOLEIRA DA PORTA, LIMPANDO AS MÃOS NUM PANO DE
PRATO. OBSERVA O FILHO CORRER SORRINDO, ATÉ VER ALGO QUE AFAZ ARREGALAR OS
OLHOS.
CORTA
PARA
CENA 9 / QUINTAL DE UA CASA
/ EXT. DIA
A MULHER ACODE O FILHO.
CHIQUINHO CAIU NO CHÃO, DE CARA. APOIADO NA MÃE, ELE NÃO CONSEGUE MAIS ANDAR.
OLHA PARA MÃE DESESPERADO. APONTA PARA AS PERNAS INERTES. OS DOIS CHORAM.
CORTA
PARA
CENA 10 / CASA DE AFONSO –
QUARTO / INT. NOITE
AFONSO, O HOMEM QUE PROCUROU
AJUDA COM DOMÊNICO, ESTÁ DEITANDO NA CAMA. A ESPOSA CHEGA. TODA CHIQUE, COM UMA
CAMISOLA, SE INSUNIA PARA ELE. O HOMEM NÃO AGUENTA ESPERAR E PUXA E MULHER PARA
A CAMA. OS DOIS COMEÇAM A SE BEIJAR. ELE TIRA A CAMISOLA DA ESPOSA. A DEIXA
NUA. SE LEVANTA, FICA EM PÉ DE FRENTE A CAMA. ARRANCA A CAMISA. TIRA A CALÇA.
SORRI, MAS DEPOIS SEU ROSTO SE RETESA. EXPRESSÃO DE PÂNICO.
AFONSO
Não
pode ser!
ESPOSA
O
que foi?
AFONSO
(APONTA PARA BAIXO, PARA SEU PÊNIS)
Não
quer funcionar!
ESPOSA
(SENTANDO O HOMEM NA CAMA, SE LEVANTANDO E SE COLOCANDO DE JOELHO NA FRENTE
DELE)
Eu
posso te ajudar. Calma! Não fica tenso, meu amor.
A ESPOSA COMEÇA UM SEXO
ORAL. O HOMEM SE DEITA. OLHA FIXO PARA O TETO, TENTA SE CONCENTRAR. FAZ CARAS E
BOCAS ATÉ BUFAR DE RAIVA. PUXA A ESPOSA PARA O PEITO.
AFONSO
Não
adianta. Hoje eu não foi conseguir. (PARA SI) E espero que
só hoje, que amanhã isso passe.
CORTA
PARA
CENA 11 / CABARÉ /
INT. NOITE
PADRE JACINTO ABRE A PORTA
DO QUARTO. ESTÁ DESNORTEADO. ANDA OFEGANTE PELO BORDEL. TENTANDO SE APOIAR
PELAS PAREDES. A LUZ COLORIDA O ILUMINA, CRIANDO UM CALENDOSCÓPIO EM SEU ROSTO.
ELE DESCE UMA ESCADA E CHEGA A UM SALÃO. OBSERVA AS MESAS. MENINAS SEMI NUAS
PASSANDO. ELE OBSERVA UM RAPAZ QUE ESTÁ SOZINHO. SE APROXIMA.
JACINTO
Você
rapaz!
RAPAZ
(SEM ENTENDER NADA)
Oi?
Eu?
JACINTO
Sim,
você! Muito parecido comigo quando eu era novo. Na tenra idade. Suba! Tem uma
virgem lá em cima para você!
O RAPAZ FICA SEM AÇÃO. O
PADRE JACINTO, AJUDA O RAPAZ A SE SE LEVANTAR.
JACINTO
Você
tá num puteiro para fuder uma quenga. Deixa de ser idiota! A menina é nova,
virgem. Você vai meter nela. Vamos!
RAPAZ
Vamos?
O senhor também?
JACINTO
Sim.
Eu vou assistir.
CORTA
PARA
CENA 12 / RUAS DE
RIQEUZA / EXT. TARDE
INOCÊNCIA ESTÁ CAMINHANDO
COM UMA MALA NAS MÃOS. PARECE DEIXAR RIQUEZA. ELA COMEÇA A SE SENTIR MAL. DE
INÍCIO SE ABANA COM AS MÃOS. DEPOIS SENTE-SE TONTA. PARA. COLOCA AOS MÃOS NO
JOELHO. DE REPENTE COMEÇA A APERTAR A CABEÇA COM AS MÃOS E A GIRAR. A DOR DE
CABEÇA É LACINANTE. ELA COMEÇA A RODAR. GRITAR DE DOR E CAÍ NO CHÃO.
MÚSICA OFF: DANÇAR
PRA NÃO DANÇAR – RITA LEE
CORTA
PARA
CENA 13 / SALVADOR –
BAHIA / EXT. DIA
IMAGENS DE SALVADOR. VEMOS
AS PRAIAS, O ELEVADOR LACERDA E O LETREIRO.
LETREIRO:
DEZ ANOS DEPOIS
CORTA
PARA
CENA 14 / PRAÇA EM
SALVADOR / EXT. DIA
MÚSICA ON: SINAL
FECHADO – CHICO BUARQUE
DANIEL ESTÁ FUMANDO UM
CIGARRO SENTADO NUM BANCO DE PRAÇA. ABRE O JORNAL. VEMOS QUE UMA PESSOA SE
SENTA AO SEU LADO. DANIEL SÓ SE LEVANTE PARA NÃO FICAR MUITO PRÓXIMO.
TONHO
(AGORA MAIS VELHO, COM CABELO MAIS CURTO)
O
senhor tem horas aí?
DANIEL
(FECHA O JORNAL, OLHA O RELÓGIO)
São
11 e... (Olha reconhecendo Tonho) Você?
TONHO VOA COM UM CANIVETE EM
CIMA DE DANIEL E O GOLPEIA DIVERSAS VEZES NO PESCOÇO. AS PESSOAS QUE PASSAM
PELA PRAÇA SE ASSUSTAM, GRITAM. ALGUNS HOMENS, TENTAM TIRAR TONHO DE CIMA DE
DANIEL, QUE CAÍ DO BANCO DA PRAÇA, SEGURANDO O PESCOÇO QUE ESGUICHA SANGUE.
MÚSICA OFF: SINAL
FECHADO – CHICO BUARQUE
CORTA
PARA
CENA 15 / CASA DE
ALICE – SALVADOR / EXT.INT. DIA
CAM MOSTRA UMA CASA. PARECE CAMINHAR PELOS CÔMODOS. MOSTRA UM
RELÓGIO QUE MARCA 11H20. ENQUANTO A CÂMERA MOSTRA OS CÔMODOS DA CASA. OUVIMOS
UMA CONVERSA.
CRIANÇA (EM
OFF)
Mãe,
posso te perguntar uma coisa?
ALICE (EM
OFF)
Claro
meu filho, pode sim. Mas primeiro termina essa lição aí, que você tem que
almoçar ainda e ir para a escola.
CRIANÇA (EM
OFF)
É
rápido, mãe. Posso?
ALICE (EM
OFF)
Claro,
pode sim! Mas rápido.
CRIANÇA (EM
OFF)
Os
médicos curam, né?
ALICE (EM
OFF)
De
certa forma. Os médicos tentam curar, ajudar as pessoas, sabe? Às vezes, não
conseguem, mas o seu pai, consegue mais do que não consegue, entendeu?
CRIANÇA (EM
OFF)
Eu
acho que quero ser médico...
A CAM CHEGA A UMA ESPÉCIE DE
ATELIE. ALICE, ORGANIZA TINTAS. UMA TELA INACABADA NO CAVALETE. AINDA NÃO VEMOS
A CRIANÇA.
ALICE
Que
bom meu filho! Para isso temos que estudar muito.
A CRIANÇA APARECE
EM CENA. UM MENINO NEGRO.
CRIANÇA
Eu
acho que não preciso. Eu acho que o tenho o Dom.
(MUDA DE ASSUNTO) Mamãe, por que os meninos da escola não acreditam que eu
sou filho do meu pai?
O TELEFONE TOCA NA CASA.
ALICE SE APROXIMA DO FILHO. SE AJOELHA E SE COLOCAR FRENTE A FRENTE COM ELE.
ALICE
Porque
esses meninos não são seus amigos...
A EMPREGA, DA SALA, CHAMA
POR ALICE. E CHEGA ATÉ O ATELIÊ.
EMPREGADA
(NERVOSA)
Dona
Alice, a senhora precisa atender. Aconteceu uma coisa terrível...
ALICE
(ASSUSTADA)
O
que houve?
EMPREGADA
O
seu Daniel...
ANTES QUE ALICE POSSA DEIXAR
O ATELIÊ PARA ATENDER O TELEFONE...
CRIANÇA
Mãe,
eu acho que eu não consigo curar o papai.
CAM FOCA EM ALICE, QUE SE
ESPANTA COM A FALA DO FILHO E CORRE EM DIREÇÃO AO TELEFONE. A CAM SE AFASTA COM
VELOCIDADE DA CASA, COMO UMA MOSCA SAINDO DE UM LUGAR. E ABRE O PLANO MOSTRANDO
A RESIDÊNCIA TOTALMENTE.
ALICE (EM
OFF GRITA)
Não!
Não pode ser! Pelo amor de Deus! Não!
FADE OUT
autor
VITOR ZUCOLOTTI
elenco
DOMÊNICO (LÁZARO RAMOS)
DORIANO (CLAUDIO JABORANDY)
DANIEL (EMILIANO D´ÁVILA)
INOCÊNCIA (LUCY RAMOS)
TONHO (TOMÁS AQUINO)
RITINHA (JENNIFER NASCIMENTO)
ALICE (ALICE BORGES)
PADRE EMERENCIANO (JÃO MIGUEL)
RAIMUNDA (ZEZÉ MOTTA)
ALMEIDA (DAVID JUNIOR)
MARINALVA (CLAUDIA MISSURA)
DORINHA (BÁRBARA REIS)
CRISTINA RAVELA
REALIZAÇÃO
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