Estações da Vida - 1ª Temporada | Capítulo Especial (Parte 2) - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

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Estações da Vida - 1ª Temporada | Capítulo Especial (Parte 2)

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CENAS DO CAPÍTULO ANTERIOR:

Ismael entra no banheiro. Ajeita o cabelo na frente do espelho. Em seguida entra no toilet. Pato e Diego entram no local.

PATO: E quanto a aposta, não se esqueça que estou te dando uma chance. Ontem eu fiquei no apê da Amanda.

DIEGO: Relaxa, eu não esqueci. Eu fiz uma carta anônima pra Nanda. Vou colocar daqui a pouco na mochila dela. Dessa vez eu não vou falhar. Eu vou seduzi-la e levá-la pra cama e depois vou dar o pé na bunda dela. Pato, eu vou ganhar essa aposta. Eu vou transar com a Nanda, antes que você consiga me provar que você levou a Amanda pra cama.

PATO: Isso é o que nós vamos ver. Você tem até o final desta semana. É o ultimato. Ok?

DIEGO: Fechou, digo o mesmo a você.

Eles entram no toilet. (Tempo) Ismael sai do toilet. 

...

Ismael parado na porta do banheiro.

ISMAEL: Quer dizer que esses imbecis fizeram uma aposta e colocaram a minha gata no jogo? Ah, isso não vai ficar assim. Esse jogo vai virar contra o feiticeiro.

Em Ismael.




 

ESTAÇÕES DA VIDA - CAPÍTULO EPECIAL (PARTE 2)

CENA 01. COSMÉTICOS LAMBERTINI. ESTACIONAMENTO. EXT. DIA.

Pato desliga o carro. Leonardo estaciona. Amanda sai. Pato abre a porta do carro.

PATO (surpreso): Amanda, o que faz com meu pai?

AMANDA (nervosa): Pato?

PATO (sério): Estou esperando uma resposta.

LEONARDO: Filho, como vai?

AMANDA: Eu.../

LEONARDO: Eu posso explicar.

PATO: Explique então.

LEONARDO: A Amanda me pediu emprego e eu a contratei.

PATO: Que legal. Você contratou a MINHA NAMORADA para trabalhar na sua empresa e NINGUÉM me contou NADA.

AMANDA: Eu precisava tanto do emprego.

PATO: E vocês pensavam em esconder essa história por quanto tempo?

AMANDA: O erro foi meu. Quando seu pai me contratou eu pedi pra ele não falar nada. Me desculpa.

PATO: Desculpa? Eu achava que você confiava em mim, mas to vendo que isso não acontece.

AMANDA: Você nunca perguntou sobre o meu trabalho.

PATO: Você sabe da minha relação com meu pai e mesmo assim o procurou. Que vacilo, Amanda. Sinceramente eu não consigo confiar em você.

AMANDA (implora): Me perdoa meu amor.

PATO: Não da Amanda. Por dois dias seguidos você pisa na bola comigo.

AMANDA: O que você quer dizer com isso?

PATO: Estou terminando com você.

AMANDA (chora): Por favor, Pato, me perdoa.

Amanda se ajoelha.

PATO: Eu não quero ver vocês dois tão cedo.

Pato sai.

CENA 02. SEVEN NIGHT. INT. DIA.

Pato sentado de frente pra Nanda.

NANDA: Que babado.

PATO: Essa é minha vida Nanda.

NANDA: Sua vida dá uma novela.

PATO: Quem sabe um dia ela não passe na WebTV.

NANDA: Olha só, nada é impossível, sabia?

PATO: Só você pra me fazer rir numa hora dessas.

Pato coloca a mão na barriga.

NANDA: Você está com fome?

PATO: Muita.

NANDA: Então faz o pedido, a gente vai lá em casa, você toma um banho, descansa e refresca a cabeça.

PATO: Nanda.

NANDA: Oi.

PATO: Você é um anjo.

NANDA: Sou nada.

PATO: Também acho que não.

Eles dão risada.

NANDA: Já escolheu seu pedido?

PATO: Um instante.

CENA 03. BARRACO. INT. DIA.

Bebidas jogadas na mesa. Jovens conversando sentados à mesa. Diego fuma.

RAPAZ 1: Ei aí, mano, quando você vai passar a grana?

DIEGO: Eles vão me pagar hoje.

RAPAZ 2: Acho bom não vacilar no prazo. O chefe é pistola, cê sabe disso.

RAPAZ 1: Ele não gosta muito de esperar, não.

DIEGO (aumenta o tom de voz): Tá, já falei! Parem de me encher o saco!

RAPAZ 1: Ih, tá estressadinho.

Rapaz 2 prensa o pescoço de Diego contra a parede com o antebraço.

RAPAZ 2 (bravo): Olha aqui seu moleque, escuta bem o que eu vou te dizer! Se você não entregar esse dinheiro o mais rápido possível, vai preparando sua cova, porque você vai sair daqui direto pro caixão.

DIEGO (furioso): Me solta!

RAPAZ 2: Não esqueça que foi a gente que pediu essa grana emprestada pra você, até porque se o chefe saber que demos o dinheiro pra você, vai dar ruim pro nosso lado.

RAPAZ 1: É! Não esquece que você já tá queimado com ele.

Diego tenta se soltar.

CENA 04. CASA DE NANDA. JARDIM. EXT. NOITE.

MUSIC ON: (NAKED - JAMES ARTHUR)

Pato e Nanda deitados na grama.

NANDA: Você é louco.

PATO: Esse é o melhor momento que eu tenho lá em casa. Eu gosto de deitar na grama com a Lua e olhar as estrelas e me desligar do mundo. Esquecer todos os problemas.

NANDA: O céu está bonito.

PATO: Sim, está maravilhoso. Tem algo que eu não te contei.

NANDA: O que?

PATO: Quando eu encontrei meu pai no apartamento, eu falei algo que tava preso há anos. Eu contei tudo o que eu senti quando eu perdi minha mãe. Sabe, eu sofri tanto Nanda.

NANDA: Eu imagino, Pato. Eu lembro o quanto você era apegado com a sua mãe.

PATO: Meu pai levou aquela mulher lá pra casa, grávida.

Eles se levantam.

NANDA: Não fique assim.

PATO: Obrigado por ter me ajudado hoje.

NANDA: Imagina. Amigos são para todos os momentos. (T) Felizes e tristes.

PATO: Você é incrível.

Nanda sorri. Pato acaricia o rosto de Nanda. Eles ficam próximos. Pato beija Nanda.

Pato interrompe o beijo. Nanda sorri.

PATO:
 Nanda, me desculpe. Eu não deveria ter feito isso. Foi o impulso. Foi mal.

Nanda observa Pato.

 

PATO: Nós somos amigos, eu não poderia, me desculpa Nanda.

 

NANDA (triste): Tá tudo bem. Relaxa. Como você disse, foi o impulso.

 

PATO: Vamos entrar?


NANDA (sem graça):
 Sim.


  CORTA PARA

 

CENA 05. CASA DE NANDA. QUARTO. INT. NOITE.

 

Nanda pula na cama.

 

NANDA: Eu não acredito. O Pato me beijou.

 

Ela deita, ergue os pés e o movimenta feliz.

 

NANDA: Ele me beijou. Ah, foi tão lindo.

 

Nanda abraça a almofada.

 

NANDA (séria): E aquele lance de que somos amigos? Preciso falar com a Paulinha.

 

Nanda mexe no celular. Paulinha aparece na tela usando roupa de ginástica.

 

PAULINHA: Resolveu aparecer, é?

 

NANDA: Amiga você tá em pé? Senta.

 

PAULINHA: Eu não posso parar, estou fazendo ginastica.

 

NANDA: No quarto?

 

PAULINHA: Claro, depois eu vou tomar um banho e dormir feito uma princesa.

 

NANDA: Você precisa sentar. O que eu tenho pra contar se você estiver em pé você vai cair pra trás.

 

NANDA (sorri): Eu e o Pato nos beijamos.

 

PAULINHA (coloca a mão na boca/grita): Ahhhhh, eu não acredito. Como foi, me conta todos os detalhes na ponta da linha.

 

NANDA: O Pato apareceu no Seven Night... 

Elas continuam conversando. A música aumenta.

CENA 06. MANSÃO LAMBERTINI. QUARTO. INT. NOITE.

 

Lua deitada na cama.

 

LUA: Eu nunca me apaixonei, então eu não sei se o que estou sentindo pelo Iago é amor.

 

Enquanto Lua fala, intercalar as cenas:

 

1. Pato dormindo.

2. Nanda olhando para o teto e sorrindo.

3. Paulinha tomando banho.

 

LUA: Eu gosto de conversar com ele, às vezes eu me pego pensando nele, só que ao mesmo tempo ele é estranho. Apesar de ser adolescente ele parece sempre estar ocupado.

 

4. Caio dormindo com o celular em seu peitoral. CAM foca no visor que mostra a mensagem: “Ei, Caio, tá aí ou dormiu? rsrs”

5. Diego deitado. CAM foca na porta do quarto entreaberta, onde Naná o observa.

 

LUA: Neste final de semana se der certo finalmente vamos nos conhecer e as respostas que eu tanto procuro, talvez eu possa encontrar.

 

6. A cam mostra o senhor de meia-idade de costas diante da tela do computador. Ele observa o perfil de várias adolescentes, dentre elas, Lua.

7. A câmera mostra a transição da noite para o dia com takes pela cidade.

 

MUSIC OFF.

CENA 07. COLÉGIO FRAN VICENTINI. PÁTIO. INT. DIA.

 

Alunos andam pelo corredor. Grego lê algo no caderno. Caio se aproxima.

 

CAIO (rindo): Depois quando te chamam de nerd, não adianta achar ruim.

 

GREGO: Cara eu to nervoso.

 

CAIO: Porque?

 

GREGO: Esqueceu que hoje é a entrega e apresentação do trabalho de literatura?

 

CAIO: Caraca, é mesmo. Eu acho que geral esqueceu.

 

GREGO: Você conhece o Arnaldo. Ele não vai querer saber de desculpas.

 

CAIO (preocupado): Que tenso, mano. Eu não estudei pra apresentação.

 

GREGO: Relaxa. Eu trouxe uma cópia, caso você esqueça algum ponto.

 

Grego entrega o papel a Caio.

 

MUSIC ON: (FLASHLIGHT - JESSIE J)

 

CAIO: Pow obrigado. Essa cópia vai me ajudar.

 

GREGO (rindo): Caio, eu não tenho muitas amizades aqui no colégio (T). A galera sempre me olhou torto, mas você foi diferente, eu não sei explicar... só sei falar que a sua amizade fez com que eu me sentisse bem aqui no colégio.

 

Caio fica sem reação por um instante.

 

CAIO: Você se preocupa com o próximo. Pessoas iguais a você é tão raro hoje em dia. (T) Gosto de pessoas assim.

 

Grego quase sorri, mas disfarça e olha no relógio.

 

GREGO: Caramba, falta pouco pro início da aula. Preciso revisar minha parte.

 

Caio senta ao lado dele.

 

CAIO: E eu a minha.

 

Os dois concentrados na leitura.

 

MUSIC OFF.

CENA 08. COLÉGIO FRAN VICENTINI. PÁTIO. INT. DIA.

 

Amanda e Pato sentados no banco.

 

AMANDA (triste): Eu precisava tanto do emprego. Eu pedi pro seu pai não contar nada. Eu não fiz nada de errado, Pato.

 

Amanda chora.

 

AMANDA: Eu gosto tanto de você. Eu não queria que isso fosse o motivo do fim do nosso namoro.

 

PATO: Você sabe que eu odeio mentiras.

 

AMANDA: Se eu pudesse voltar no tempo, eu faria tudo diferente.

 

Pato encara Amanda.

 

AMANDA: Pato, fala alguma coisa.

 

PATO: Eu fiquei com muita raiva, não vou negar.

 

AMANDA: Eu senti tanto a sua falta ontem e o que está me deixando mais apreensiva é que você terminou comigo. Eu te amo tanto.

 

PATO: Ama mesmo?

 

AMANDA: Sim, meu amor.

 

PATO: Não se esqueça que eu odeio mentiras.

 

AMANDA: Não vou esquecer. Isso quer dizer que estamos voltando?

 

PATO: Sim.

 

Pato abraça Amanda. Ele vê Diego de longe e sorri. Diego comemora. O casal se beija.

CENA 09. SEVEN NIGHT. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

 

No local há armários, mesas, computador. Nanda senta, abre a mochila e encontra uma carta.

 

NANDA: Paulinha, veja isso.

 

PAULINHA: Outra carta.

 

Paulinha pega a carta da mão de Nanda e abre.

 

NANDA: Apressadinha, você em.

 

PAULINHA (risada): É curiosidades mesmo.

 

Paulinha lê a carta e Nanda a observa.

 

PAULINHA: Own, que fofo, amiga.

 

NANDA: O que ele falou?

 

PAULINHA (lendo): “Querida Nanda, escrevi o teu nome em todas as paredes do meu coração, em letras bem grandes. Assim, se alguém conseguir entrar, vai saber que ele já tem dono. Você não tem ideia do quanto eu pensei em você hoje. Eu gostaria de me encontrar com você. Se você quiser conhecer seu admirador secreto, amanhã vá ao colégio de cabelo amarrado, assim eu vou saber a sua resposta. Tenha um ótimo dia, Nanda.”

 

NANDA: Paulinha, ele escreve tão bem.

 

PAULINHA: Até eu fiquei apaixonada.

 

NANDA: Eu to nervosa.

 

PAULINHA: Oxe menina, porque?

 

NANDA: Ele quer uma resposta amanhã.

 

PAULINHA: Você vai de cabelo amarrado né?

 

NANDA: Tenho outra escolha?

 

PAULINHA: Isso aí, amiga. Mantenha o foco.

CORTA PARA

 

CENA 10. MANSÃO DE PAULINHA. QUARTO. INT. DIA.

 

MUSIC ON: (DEPOIS DA MEIA NOITE - CAPITAL INICIAL)

 

Paulinha sai do banheiro enrolada na toalha.

 

Sequência de cenas enquanto Paulinha fala.

 

PAULINHA: Tenho várias perguntas e as respostas podem demorar. O tempo varia, nem sempre as coisas são do jeito que desejamos.

 

1. Pato e Amanda sem roupa, se beijando.

2. Nanda deitada olhando para o teto.

3. Diego no computador escrevendo em um arquivo do word. Cam foca no início do texto: “Querida, Nanda...”

 

PAULINHA (off): Como controlar o tempo em meio a tantas mudanças que ocorrem na adolescência?

 

4. Nanda sai do colégio com o cabelo amarrado. Entra na van dos seus pais. Do outro lado da rua, o vidro de um carro é aberto e Diego sorri.

 

DIEGO: Tá vendo, Pato? A estratégia funcionou.

 

5. Caio admira a foto de Grego no celular. Heitor entra no quarto e ele esconde o celular debaixo do travesseiro.

 

HEITOR: O que você está fazendo?

 

CAIO (sem graça): Nada.

 

HEITOR: E porque escondeu o celular?

 

Caio fica em silêncio.

 

HEITOR (risada): Relaxa filhão. Eu já tive a sua idade.

 

Heitor sai.

 

CAIO (aliviado): Ufa, essa foi por pouco.

 

MUSIC OFF.

 

6. Juliana no telefone.

 

JULIANA: Vou reconsiderar a suspensão e autorizar a sua ida ao acampamento com uma condição.

 

PATO (off): Qual?

 

JULIANA: Você terá um acompanhante.

 

PATO (off): Quem?

 

JULIANA: Seu pai anda muito ocupado e me aconselhou que a Amanda, sua amiga, fosse para tomar conta de você no acampamento, levando em consideração seu comportamento nos últimos dias.

 

PATO (off): Sério? Isso quer dizer que eu vou  poder ir?

 

JULIANA: Sim.

 

PATO (off): E o Diego?

 

JULIANA: Ele e o Ismael também foram liberados. Não se esqueça de se comportar.

 

7. Diego fecha a mochila.

 

RAPAZ 1: Venda essa parada logo.

 

RAPAZ 2: O chefe quer agilidade.

 

DIEGO: Tô ligado.

 

8. Leonardo e Amanda no motel.

 

AMANDA: Quer dizer que você mexeu os pauzinhos para me incluir no acampamento?

 

LEONARDO: Agi de maneira indireta para fazer algo que meu filho gosta. Quem sabe não seja o primeiro passo de nossa reaproximação?

 

AMANDA: Você é um gênio. Pode deixar que durante o acampamento eu falarei bem de você para ele.

 

Em Leonardo.

 

MUSIC ON: (NEVER LET ME GO - ALOK, BRUNO MARTINI, ZEEBA)

 

9. Pato e Diego andando de carro. Cada um com uma cerveja na mão.

 

DIEGO: Cadê a adrenalina? Acelera esse carro.

 

PATO: Demorou.

 

DIEGO: Rapaz, está chegando o dia do acampamento. Não acredito que a diretora deixou a gente ir. Quero só ver quem vai ganhar a aposta.

 

PATO: Será que a Nanda vai cair em seus encantos?

 

DIEGO: Ela já correspondeu. Foi até ao colégio de cabelo amarrado.

 

PATO: Você tá ligado que a Amanda vai ao acampamento?

 

DIEGO: Essa vitória é minha.

 

PATO: Isso é o que nós vamos ver.

 

10. Nanda no balcão do Seven Night. Estela entra carregando uma carta.

 

ESTELA: Nanda é para você.

 

NANDA: Outra carta?

 

ESTELA: Sim. É algum pretendente?

 

NANDA: Não seja curiosa, dona Estela.

 

ESTELA (séria): Ah, não me chame de dona, me sinto velha.

 

Nanda encara a mãe.

 

ESTELA (encara): Eu sou jovem, tá?

 

As duas dão risadas.

 

NANDA: Com licença. Vou ler a carta.

 

ESTELA: Deixa eu ler filha?

 

NANDA: Não.

 

ESTELA: Aff, to curiosíssima para saber quem é o crush misterioso.

 

Nanda sai. Estela cruza os braços e bufa de raiva.

 

11. Nanda conversa no telefone com Paulinha.

 

Intercalar as cenas:


NANDA: Miga, ele disse na carta que precisa conversar comigo e falou pra eu não contar a ninguém.

 

PAULINHA: Só isso?

 

NANDA: Não, ele disse que eu vou descobrir quem é ele no acampamento, cê acredita?

 

PAULINHA: Menina, agora eu to ansiosa pelo acampamento.

 

NANDA: Imagina eu, depois dessa. Finalmente vou descobrir quem é o meu admirador secreto.

 

12. Lua mexe no celular. Kátia entra.

 

KÁTIA: Luana, está na hora de dormir.

 

LUA: Estou indo.

 

KÁTIA: Não vai desligar o celular?

 

Em Lua.

 

13. Takes pela cidade. Intercalando entre o dia e noite.

 

MUSIC OFF.

CENA 11. COLÉGIO FRAN. VICENTINI. RUA. EXT. DIA.

Ramiro segura uma prancheta. Ele pega um megafone.

 

RAMIRO (com megafone): Alunos, se apressem, o ônibus está prestes a sair.

 

Vanice chega com um chapéu de praia e duas malas.

 

VANICE: Ahhh Ramiro, quase que eu fico surda com essa gritaria.

 

RAMIRO: Professora, duas malas?

 

VANICE: Sim, algum problema?

 

RAMIRO: É muita coisa. É só um final de semana.

 

VANICE: Eu sei que é um final de semana, vamos fazer o seguinte, você cuida da sua lista e eu das minhas malas, assim ninguém se intromete na vida de ninguém, ok?

 

RAMIRO (sem graça): Tudo bem, pode entrar.

 

VANICE: Obrigada.

 

Vanice entra no ônibus.

 

RAMIRO: Mal amada.

  CORTA PARA:

 

Perto dali, Grego olha de um lado para o outro.

 

GREGO (sussurra): Cadê você?

 

Até que avista um carro chegando. Caio desce. Grego sorri, vai até ele.

 

GREGO: Caio.

 

CAIO: E aí, Grego?

 

GREGO: Pensei que você não vinha.

 

CAIO: E perder o acampamento? Claro que não.

 

GREGO: É... o pessoal já está entrando no ônibus. Vamos?

CORTA PARA:

 

Eles entram no ônibus quase cheio. Há dois bancos vazios lado a lado. Grego olha os assento, olha Caio, recebe o olhar de volta e disfarça rápido.

 

GREGO: Vou sentar aqui.

 

Senta perto da janela.

 

CAIO: Posso sentar do seu lado, ou tá esperando alguém?

 

GREGO: Não, não. Fique à vontade.

 

Grego senta. Celular toca.

 

CAIO: Deve ser a minha mãe.

 

Tenta tirar do bolso da calça mas escapa da sua mão e cai.

 

CAIO: Caramba.

 

Os dois, ao mesmo tempo, pegam no telefone se encaram. Segundos. Os dois soltam.

 

GREGO: Desculpa.

 

Envergonhado, Grego olha pela janela. Caio sem entender pega o telefone e atende.

 

CAIO: Alô, mãe? (T) Sim, já estou dentro do ônibus.

 

Nele olhando para Grego.

CENA 12. PRAIA. ACAMPAMENTO. EXT. DIA.

 

Cam mostra o ônibus estacionando. Os alunos, professores e Ramiro descem.

 

RAMIRO: Pessoal, vamos armar as barracas porque daqui a pouco vamos ter atividades.

 

PAULINHA: Demorou.

 

A galera comemora.

 

NANDA: Paulinha, quando vamos começar a aprontar com a periguete?

 

PAULINHA: Mais tarde, vamos pensar com calma em um plano inesquecível.

 

Elas se abraçam.

 

CORTA PARA

 

MUSIC ON: (MEU ABRIGO - MELIM)

 

Cam mostra os meninos montando a barraca.

 

GREGO: Alguém tem um canivete? Preciso cortar essa corda.

 

ISMAEL: Eu tenho.

 

Ismael procura pelo canivete no bolso.

 

ISMAEL: Esqueci a mochila no ônibus. O canivete ficou lá.

 

PAULINHA: Eu pego pra você.

 

GREGO: Obrigado, Paulinha.

 

CORTA PARA

 

CENA 13. ÔNIBUS. INT. DIA.

 

MUSIC OFF.

 

Paulinha entra no ônibus, procura pela mochila de Ismael.

 

PAULINHA: Cadê? (T) Achei.

 

Ela abre o zíper e revira a mochila.

 

PAULINHA: Roupa, lençol, pasta de dente... Quanta coisa. (T) O que é isso?

 

Ela pega três cartas.

 

PAULINHA (assustada): Para Nanda?

 

CENA 14. PRAIA. ACAMPAMENTO. EXT. DIA.

 

GREGO: Será que ela encontrou?

 

ISMAEL: Acho que não. (T) (nervoso) Espera, a carta.

 

Ismael sai correndo.

 

GREGO: Ei, tá tudo bem?

 

CAIO (ri): Ficou doido.

 

CORTA PARA

 

Diego e Pato terminam de arrumar a barraca.

 

DIEGO: Chegou o grande dia brother.

 

PATO: Hoje é o ultimato. Quem vai ganhar a aposta é o pai aqui.

 

DIEGO: Isso é o que veremos.

 

Diego retira um frasco do bolso.

 

DIEGO: Acha mesmo que eu não ganho?

 

PATO: De novo isso? Você lembra o que aconteceu da última vez?

 

DIEGO: A Lua bebeu. Não se preocupe ela não está aqui e dessa vez a Nanda vai beber.

 

PATO: Falando na Nanda, aquele malandro que mandou algumas cartas para ela, voltou a incomodá-la?

 

DIEGO: Boa Pato, vou perguntar pra ela e aproveito para colocar mais uma carta em ação.

 

Em Diego.

 

CENA 15. ÔNIBUS. INT. DIA.

 

Paulinha abre a carta.

 

PAULINHA (lendo): “Nanda, você já suspeita quem eu sou? Falta pouco para nos encontrarmos.”

 

Paulinha abre a segunda carta.

 

PAULINHA (lendo): “Nanda, como você sabe eu não sou o seu admirador secreto...”

 

Paulinha abre a terceira carta.

 

PAULINHA (lendo): “Se eu não te contei ainda quem é ele, é porque eu quero falar pessoalmente e te garanto que ele não quer o seu bem.”

 

Ismael entra no ônibus.

 

ISMAEL: Paulinha?

 

PAULINHA (mostra a carta): O que significa isso? É você, Ismael? Quer dizer que é você o responsável pelas cartas?

 

Em Ismael.

 

PAULINHA (séria): Ismael? Estou esperando uma resposta.

 

ISMAEL (nervoso): Calma, Paulinha, eu posso explicar.

 

PAULINHA: Porque você está fazendo isso com a Nanda? (T) (grita) Me fala.

 

Em Ismael.

 

CENA 16. PRAIA. ACAMPAMENTO. EXT. DIA.

 

Nanda entra na barraca.

 

NANDA: Esses mosquitos estão me incomodando.

 

Nanda abre a mochila e procura por algo.

 

NANDA: Uma carta? (T) (lendo) “Querida, Nanda, não importa a cor do céu. Quem faz o dia bonito é você. Hoje a noite você vai descobrir quem eu sou. Tenha um ótimo dia”.

 

Ela guarda a carta no bolso.

 

NANDA: Hoje à noite? O ensino médio está todo aqui. Quem será  meu admirador secreto? (T) A Paulinha precisa saber disso.

 

Nanda pega o repelente e passa no braço. Em seguida sai da barraca.

 

CORTA PARA

 

Grego e Caio arrumando a barraca. Nanda se aproxima.

 

NANDA: Ei, até que vocês manjam da parada.

 

CAIO: Viu só? Achei que ia ser um desastre.

 

GREGO: Sucesso do trabalho em equipe.

 

NANDA: É isso aí, Grego.

 

Nanda olha em volta.

 

NANDA: Vocês viram a Paulinha?

 

CAIO: Ela foi no ônibus buscar o canivete pra gente.

 

NANDA: Eu vou lá falar com ela.

 

Nanda sai.

 

CENA 17. ÔNIBUS. INT. DIA.

 

Paulinha encara Ismael.

 

PAULINHA (encara): Você vai continuar me enrolando, Ismael? Eu vou perder a minha paciência.

 

ISMAEL: Eu descobri quem é o admirador secreto da Nanda e/ (T)

 

PAULINHA: Eeeee?

 

ISMAEL: Eu resolvi enviar as cartas de alerta, porque ele não quer o bem dela.

 

PAULINHA: E você descobriu isso quando?

 

Nanda entra. Em Ismael tenso e Paulinha o observando séria.

 

NANDA: Paulinha, que bom que eu te encontrei. Tenho que mostrar uma coisa.

 

Nanda encara Paulinha e Ismael.

 

NANDA: Ei, aconteceu alguma coisa? O que tá pegando?

 

PAULINHA: Amiga, que bom que você chegou. Olha isso.

 

Paulinha mostra as cartas para Nanda.

 

NANDA (surpresa): As cartas. Onde você encontrou?

 

Paulinha olha para Ismael.

 

ISMAEL (sem graça): Na minha mochila.

 

NANDA (indignada): Sua mochila? Quer dizer que é você o cara das cartas?

 

Nanda retira a carta do bolso.

 

NANDA: Foi você que acabou de colocar essa carta na minha mochila?

 

ISMAEL: Não, eu não sou o seu admirador secreto, mas eu sei quem é ele. Eu só enviei as cartas de alerta.

 

NANDA: E quem é ele?

 

Em Ismael. Nanda deixa a carta cair.

 

ISMAEL: Sinceramente, eu não esperava que essa história fosse tão longe (T) eu só mandei as cartas de alertas pra tentar te proteger.

 

NANDA: Me proteger do que?

 

ISMAEL: Nanda, tudo o que eu escrevi é verdade. Ele não quer o seu bem.

 

NANDA (séria): O que ele quer então?

 

PAULINHA (nervosa): Fala logo, Ismael.

 

ISMAEL: Eu preciso que vocês mantenham a calma e não comentem com ninguém. Eu vou contar tudo o que ele está tramando.

 

NANDA: Então comece.

 

ISMAEL: Aqui não é o melhor lugar para falar sobre esse assunto, mais tarde conversamos. Lembre-se, ele pode ser qualquer pessoa que está aqui no acampamento, então mantenha sigilo e não comente com ninguém, absolutamente ninguém. Tudo bem?

 

PAULINHA (enfrenta): Não. Você só sai desse ônibus depois de abrir essa boca.

 

ISMAEL: É melhor você se acalmar, quem está mandando as regras sou eu, se eu disse que falarei mais tarde, é melhor aguardar, antes que eu mude de ideia.

 

NANDA (aflita): Não faça isso, Ismael. Eu tenho que saber quem está por trás disso.

 

ISMAEL: Você vai descobrir mais tarde. E aí, vão manter o sigilo?

 

PAULINHA: Temos outra alternativa?

 

Nanda encara Paulinha.

 

NANDA: Pior que não.

 

ISMAEL: Então, é isso.

Nanda faz cara de poucos amigos.

 

PAULINHA: Ismael...

ISMAEL: Diga.

PAULINHA: Eu não achei o canivete.

 

ISMAEL (sorri): Suspeitei desde o principio. Perai.

 

Ismael vai até a mochila, procura pelo canivete e entrega a Paulinha.

 

ISMAEL: Ta na mão.

 

PAULINHA: Valeu. (a Nanda) Vamos?

NANDA: Sim. (T) Ismael, não esqueça da gente.


ISMAEL: Relaxa, Nanda. Hoje você descobre quem é o seu "admirador secreto".

 

Nanda e Paulinha saem do ônibus. Ismael vê a carta que Nanda derrubou no chão e a pega. Em Ismael.

 

CENA 18. MANSÃO LAMBERTINI. SALA DE ESTAR. INT. DIA.

 

Lua deitada no sofá mexendo no celular.

 

CAM foca no visor do celular.

 

Iago envia uma foto sem camisa.

 

IAGO: Lua, envia uma foto também ☺

 

LUA: Pode ser mais tarde?

 

IAGO: Eu tirei essa foto agora especialmente pra você gatinha. Retribui, por favor 😉

 

Lua posiciona o celular, sorri e envia a foto.

 

IAGO: Que linda ❤

 

LUA: Obrigada 🙈

 

IAGO: E aí, falou com os seus pais?

 

LUA: Sobre amanhã?

 

IAGO: Sim, você vai poder vir aqui em casa?

 

LUA: Ainda não. Vou falar com minha mãe hoje e te dou a resposta mais tarde, pode ser?

 

IAGO: Tudo bem. Tomara que dê certo.

 

LUA: Sim 😉

 

Kátia entra. Lua esconde o celular.

 

KÁTIA (desconfiada): Com quem você estava falando?

 

LUA (nervosa): Com a... (T) Larissa.

 

KÁTIA: E porque escondeu o celular?

 

LUA (séria): Porque eu levei um susto.

 

KÁTIA: Você sabia que quando as pessoas levam susto é porque estão fazendo algo errado?

 

LUA: Mãe, eu não estava fazendo nada demais.

 

KÁTIA: Não?

 

LUA: Não.

 

KÁTIA: Então me de seu celular.

 

LUA (preocupada): Isso é invasão de privacidade.

 

KÁTIA: Luana, estou esperando.

 

Lua desbloqueia o celular, abre a conversa com Iago e aperta em deletar.

 

LUA: Aqui.

 

Kátia olha as conversas.

 

Em Lua apreensiva.

CENA 19. PRAIA. ACAMPAMENTO. TRILHA. EXT. DIA.

Nanda diante de Ismael.

 

NANDA: E aí, vai me falar?

 

ISMAEL: Você está bem?

 

NANDA: Sim.

 

ISMAEL: E esse copo?

 

NANDA: Vodka com energético, aceita?

 

ISMAEL: Manda aí.

 

Ismael vira o copo.

 

NANDA: Vai com calma, você só ganha uma segunda dose se me falar.

 

ISMAEL: Já te falaram como você é especial?

 

NANDA: Não.

 

ISMAEL: Nanda, você é tão.../

 

Ismael se aproxima de Nanda e tenta beijá-la. Ela acerta um tapa no rosto dele.

 

NANDA: Não ouse me beijar. Se você pensa que vai tirar proveito da situação, está enganado.

 

Nanda sai correndo na mata.

 

ISMAEL: Ei, Nanda, volte aqui.

 

Ismael vai atrás dela.

  CORTA PARA

 

Pato e Diego caminhando pela trilha em busca de Nanda.

 

PATO: Você realmente vai colocar o comprimido na bebida pra dopar a Nanda?

 

DIEGO: Claro, ué. Hoje a nossa aposta vai ser concretizada.

 

CAM procura por Nanda escondida na mata escutando a conversa.

 

NANDA (surpresa): Me dopar, pra que? Que aposta é essa?

 

Cam procura por Ismael que vem ao encontro deles.

 

PATO: Ow, cadê a Nanda?

 

ISMAEL: Ela saiu correndo na trilha e se perdeu.

 

PATO: O que você está dizendo?

 

ISMAEL: Ela se perdeu.

 

DIEGO: Seu otário e você fala isso nessa tranquilidade?

 

ISMAEL (enfrenta): Estão preocupados com ela?

 

PATO: Se acontecer alguma coisa com ela eu vou quebrar a sua cara e não vai ter Juliana aqui pra te defender.

 

ISMAEL: Vai quebrar minha cara? (T) Olha, eu não tenho medo de vocês e eu fico indignado com essa demonstração fake de preocupação.

 

DIEGO: Quem é você pra falar de indignação? Você não passa de uma pessoa frustrada que não tem amigos. Quem naquele colégio gosta de você?

 

ISMAEL: Vocês gostam da Nanda?

 

PATO: Que pergunta é essa?

 

ISMAEL: Não responda a minha pergunta com outra pergunta.

 

DIEGO: Larga de rodeios e fala logo porque tu perguntou isso.

 

ISMAEL: O que vocês podem me falar sobre a “aposta”?

 

PATO (nervoso): Que aposta?

 

ISMAEL: Ficou surpreso com a pergunta, Patinho? (T) Não se preocupe, você vai ficar mais surpreso agora ao descobrir que eu tô sabendo da aposta de vocês dois.

 

DIEGO (tenso): Onde você quer chegar?

 

ISMAEL: Na verdade vocês falam que eu não tenho amizade, que ninguém naquele colégio realmente gosta de mim, tudo bem, eu não ligo pra isso. Se for pra ter amigos iguais a vocês dois, eu prefiro ficar só. Diego, e a carta secreta pra Nanda, você mandou quantas hoje?

 

Diego e Pato se encaram. Em Nanda surpresa com a revelação.

 

ISMAEL: Ou aquela carta que você mandou quando chegamos aqui no acampamento foi a primeira?

 

DIEGO: Do que você está falando?

 

ISMAEL: Vou fingir que eu tô lendo carta... Querida Nanda, espaço, aí vem alguma frase copiada da internet e depois você fala que a revelação do admirador secreto será hoje a noite. Era mais ou menos assim.

 

Diego e Pato permanecem em silêncio.

 

ISMAEL: Ficaram mudos? (T)

 

Ismael dá risada.

 

ISMAEL: Eu sei tudo o que vocês estão tramando.

 

PATO (enfrenta): Então é você que mandava a carta de alerta?

 

ISMAEL: Você é inteligente (bate palma) Parabéns.

 

DIEGO: O que mais você sabe?

 

ISMAEL: Eu escutei vocês conversando no colégio.

ISMAEL: Agora fica a pergunta, como vocês foram capazes de fazer uma aposta para seduzir duas pessoas e levá-las pra cama por diversão?

 

Pato e Diego encurralados.

 

ISMAEL: Me falem. (T) Ficaram em silêncio novamente? (debocha) Acabei com a diversão de vocês. Sinto muito. Diego, a carta romântica foi um meio de deixar a Nanda mexida e supostamente apaixonada, para o plano não falhar, não é mesmo?

 

Ismael encara Diego e Pato por um instante.

 

ISMAEL: Pois bem, eu vou contar pra ela tudo que eu sei, porque ao contrário de vocês dois eu não quero ver o mal de uma menina tão especial como a Nanda.

 

DIEGO (se aproxima): Eu vou quebrar a sua cara.

 

PATO: Olha só que fofo, ele tá apaixonado por ela.

 

Diego segura Ismael pela gola da camisa. Nanda sai da mata.

 

MUSIC ON: (WINGS - BIRDY)

 

NANDA (séria): Solta ele Diego.

 

PATO (nervoso): Nanda?

 

Em Nanda.


NANDA (triste): O que o Ismael falou é verdade? Vocês fizeram uma aposta?

 

DIEGO (apreensivo): Nanda, deixa eu te explicar.

 

NANDA: Eu não quero saber de explicação, eu quero que você responda a minha pergunta.

 

PATO (nervoso): Nanda, nós estávamos brincando/

 

NANDA: Brincando?

 

DIEGO: É... (T) é verdade. Tudo não passou de uma brincadeira.

 

ISMAEL (indignado): Vocês são muito cara de pau. (a Nanda) Você não vai acreditar no que eles estão falando, não é?

 

NANDA: Eu ouvi toda a conversa.

 

Pato e Ismael sem graça.

 

NANDA (séria): Diego, você ia me dopar?

 

Diego abaixa a cabeça.

 

NANDA (chora): Que espécie de amigo você é?

 

ISMAEL: Nanda, é uma ofensa chamá-lo de amigo. Essa trollagem que ele queria fazer é papel de um inimigo.

 

PATO: Nanda, me escuta/

 

NANDA (grita): CALA A BOCA. NÃO ME DIRIJA A PALAVRA.

 

Nanda se aproxima de Diego, acerta um tapa no rosto dele, em seguida faz o mesmo em Pato.

 

NANDA (chora): Eu não esperava isso de vocês.

 

Nanda chuta as partes íntimas dos dois que caem no chão e gritam de dor. Ela sai correndo.

 

ISMAEL: Ih, essa doeu.

 

PATO: Você me paga Ismael.

 

DIEGO: Você é um homem morto, pode ter certeza.

 

ISMAEL: Ah, que meda.

 

ISMAEL: Vão preferir ficar caídos no chão ou vão atrás da Nanda?

 

CORTA PARA

 

Música aumenta. Nanda correndo, chorando. Ismael vai atrás dela. Pato e Diego caídos no chão com as mãos nas partes íntimas, gritando de dor.

 

ISMAEL (off): Ei, Nanda, espera.

 

Em Nanda correndo.

 

MUSIC OFF.

CENA 20. PRAIA. ACAMPAMENTO. TRILHA. EXT. DIA.

 

Paulinha pega na mão de Nanda.

 

PAULINHA: Amiga, você está tremendo.

 

MUSIC ON: (WINGS - BIRDY)

 

NANDA: Eu quero morrer.

 

PAULINHA (assustada): Porque você está dizendo isso?

 

NANDA: Você não imagina o que eu acabei de descobrir.

 

PAULINHA: O que?

 

NANDA (chora): Hoje é o pior dia da minha vida.

 

PAULINHA: Amiga, me fala o que está acontecendo. Você está me deixando preocupada.

 

NANDA: Eu descobri quem é o meu admirador secreto.

 

PAULINHA (animada): É por isso que você está nervosa? Quem é ele, me conta, eu to curiosa.

 

NANDA: Você acredita que o alerta do Ismael era real?

 

PAULINHA (preocupada): Sério? E o que o maluco das cartas queria?

 

NANDA: As cartas eram o meio de mexer comigo, me deixar curiosa, apaixonada a ponto de corresponder.

 

PAULINHA: E estava funcionando...

 

NANDA: Sim, o plano estava funcionando perfeitamente, se não fosse por um descuido/

 

PAULINHA: Que descuido?

 

NANDA: Eu escutei ele falando que ia me dopar.

 

PAULINHA (preocupada): Te dopar? Como assim? Porque?

 

NANDA: Paulinha, o meu admirador secreto é o Diego.

 

PAULINHA: O Diego? Amiga, isso não pode ser verdade, você só pode estar de binks comigo.

 

NANDA: O Pato e o Diego fizeram uma aposta. Eles escolheram duas meninas e a finalidade dessa aposta era que cada um ia levar uma menina pra cama.

 

PAULINHA: O que? Eu tô chocada.

 

NANDA: Eu sei que é difícil de acreditar... mas eu ouvi toda a conversa.

 

PAULINHA (grita): AHHHHHH, eu to com ranço desses dois. Se eu me encontrar com eles eu não sei do que eu sou capaz de fazer.

 

NANDA (chora): Como eles foram capazes de fazer isso comigo? Eles acham que eu não tenho sentimentos?

 

PAULINHA: Nanda, eu sinto muito que você esteja passando por isso.

 

NANDA: E pensar que eu tava afim do Pato. O Diego apesar de sempre ser o durão da turma, o rebelde inconsequente que não se preocupa com ninguém, eu achava que no fundo ele jamais teria coragem de prejudicar um amigo.

 

PAULINHA (chora): Eles são dois idiotas que se preocupam só com eles. (T) E o Ismael deveria ter contado isso desde o início. Ele pouparia toda essa situação.

 

Paulinha a abraça.

 

NANDA: Talvez ele queria se divertir com a situação.

 

PAULINHA: Pode ter certeza que essa história não vai ficar assim. Eu tô contigo e juntas vamos fazer com que eles paguem por todo transtorno que você passou.

 

Elas se abraçam.

 

NANDA: Eu quero ir embora daqui.

 

PAULINHA: Não tem como a gente ir embora.

 

NANDA: Eu não posso ficar aqui. Eu não quero olhar na cara deles.

 

PAULINHA: Se esqueceu que a gente só vai embora no domingo?

 

NANDA: Eu não fico mais nenhum minuto nesse acampamento. Nem que eu vá embora a pé.

 

Em Nanda.

 

MUSIC OFF.

CENA 21. PRAIA. ACAMPAMENTO. TRILHA. EXT. NOITE

 

Caio e Grego andando na floresta.

 

GREGO: Eu acho que nos perdemos.

 

CAIO: Para de ser dramático, já estou vendo a galera daqui.

 

GREGO: Só você mesmo pra me fazer vir aqui contigo catar gravetos para a fogueira.

 

CAIO: E quem mais iria vir comigo?

 

GREGO: (sorri) Tem razão.

 

Rápido barulho em meio a mata.

 

GREGO: O que foi isso?

 

CAIO: Deve ser algum bicho.

 

GREGO: E você fala assim, de boa?

 

CAIO: Se fosse feroz já tinha nos atacado.

 

Movimentação na moita. Um guaxinim atravessa por eles e some. Grego se assusta, desequilibra, esbarra em Caio e cai por cima dele.

 

MUSIC ON: (FLASHLIGHT - JESSIE J)

 

Olho no olho. Tempo. Se beijam no impulso. Caio se assusta e vira o rosto.

 

GREGO: Desculpa.

 

Sai de cima dele. Os dois sentados em direções opostas. Ambos sem graça. Levantam-se.

 

CAIO: Fica longe de mim, por favor.

 

Caio sai na frente, limpa a boca. Grego logo atrás.

 

MUSIC OFF.

CENA 22. PRAIA. ACAMPAMENTO. BARRACA. INT. NOITE.

 

Nanda deitada. Paulinha mexendo na bolsa.

 

ISMAEL (off): Nanda?

 

PAULINHA: É o Ismael?

 

NANDA: Manda ele ir EMBORA.

 

ISMAEL (off): Nanda, eu te escutei. Eu não vou sair daqui até você conversar comigo.

 

NANDA: Vai embora, Ismael.

 

ISMAEL (off): Não vou.

 

Paulinha sai da barraca. Cam corta para fora da barraca.

 

PAULINHA: Ismael, você ouviu a Nanda. Ela não quer falar com você. É melhor dá o fora.

 

ISMAEL: Eu já disse que eu não vou sair até falar com ela.

 

PAULINHA: Pois então fique aí plantado.

 

Paulinha entra na barraca. Ismael senta na entrada da barraca.

 

ISMAEL: Já que vocês não querem falar comigo, eu vou cantar.

 

Não desanime não, essa é a nossa geração

Não contamos com ninguém

 

CAM corta para dentro da barraca. Mostra a reação de Nanda.

 

NANDA: Ele é desafinado.

 

PAULINHA: Sim (risos).

 

Nanda tampa os ouvidos com o travesseiro. Paulinha puxa o travesseiro.

 

PAULINHA: Você vai me deixar ouvir essa tortura sozinha?

 

NANDA: Vou sim.

 

PAULINHA: Credo, você já foi mais humilde.

 

NANDA: Ismael, você venceu. ENTRE, mas com uma condição.

 

ISMAEL (off): Qual?

 

NANDA: Que você pare de cantar AGORA.

 

ISMAEL (off): Já parei.

 

Ismael entra na barraca.

 

ISMAEL: Obrigado, Nanda.

 

PAULINHA: Satisfeito?

 

ISMAEL: Sim, Paulinha.

 

NANDA: Ismael?

 

ISMAEL: Diga.

 

NANDA: Porque você me escondeu a verdade?

 

ISMAEL: Porque eu queria te proteger.

 

PAULINHA: Você fez errado Ismael. Não deveria ter escondido a verdade.

 

ISMAEL: Desculpa, Nanda. Eu jamais queria te ver assim.

 

NANDA: Me ver assim? Se você tivesse jogado a real, teria evitado todo esse transtorno.

 

ISMAEL: Nanda, eu não sou ruim como seus amigos. Se eu descobri que eles queriam brincar com os seus sentimentos, saiba que eu não iria permitir que o Diego fizesse aquilo com você. (T) Eu estava rastreando todos os passos dele para te proteger.

 

NANDA: Que tipo de amigos eles são?

 

ISMAEL: Como eu te falei, eles vacilaram contigo e não merecem esse título de amigos, o título de inimigos fica melhor.

 

PAULINHA: A hora que eu me encontrar com eles, eu vou quebrar a cara daqueles imbecis.

 

ISMAEL: Contem comigo.

 

NANDA: Tem algo que não ficou explicado.

 

ISMAEL: O que?

 

NANDA: Na hora que eu fui falar com você, você tentou me beijar. Eu não gostei disso.

 

ISMAEL: Mais uma vez, desculpa. Eu não sei o que aconteceu comigo.

 

NANDA (séria): Que isso não se repita. Não tente ser igual a eles.

 

ISMAEL: Eu não serei igual. Fique tranquila. Isso não vai se repetir.

 

Em Ismael sem graça.

CORTA PARA

CENA 22. PRAIA. ACAMPAMENTO. EXT. NOITE.

Nanda e Paulinha caminhando.

 

PATO: Vão me deixar no vácuo?

 

NANDA: Qual é a desculpa da vez?

 

DIEGO: Você precisa nos escutar.

 

NANDA: Fale.

 

PATO: Nanda, era uma brincadeira. O Ismael levou a sério a parada da aposta.

 

NANDA: Porque vocês não assumem a culpa de uma vez por todas? (encara) Eu escutei da boca de vocês dois.

 

Ismael se aproxima.

 

PATO: Eu e o Diego jamais faríamos algum mal a você.

 

ISMAEL: Eu não acredito que você está se fazendo de vítima mais uma vez.

 

PATO: Na boa, eu vou quebrar a sua cara.

 

ISMAEL: Só porque eu falei a verdade?

 

Diego segura Ismael pela gola da camiseta.

 

DIEGO: Onde você quer chegar?

 

ISMAEL: Eu que te pergunto.

 

NANDA: Será que vocês podem parar.

 

PATO: Nanda, você está do lado dele?

 

PAULINHA: Como vocês podem ser tão cínicos?

 

NANDA: Querem saber? (T) Esqueçam que eu existo. Se for pra ter amizade como a de vocês, eu prefiro esquecer que um dia eu conheci vocês.

 

PATO: Nanda, você não pode dar ouvidos ao Ismael. Ele quer nos afastar. Será que você não entende?

 

DIEGO: O Pato tem razão.

 

NANDA: Me esqueçam de uma vez por todas. (a Paulinha) Agora sim, podemos ir.

 

DIEGO: Espera.

 

PAULINHA: Ismael, você nos acompanha?

 

ISMAEL (encara Pato e Diego): Claro, meninas.

 

Eles saem.

 

MUSIC OFF.

 

PATO: Cara, eu não acredito que o otário do Ismael está conquistando a confiança das meninas.

 

DIEGO: Ele melou nossa aposta e está na hora de agirmos, eu juro que dessa ele não vai sair ileso.

 

Diego estende a mão.

 

DIEGO: Você está nessa comigo?

 

Pato o cumprimenta.

 

PATO: Claro, irmão. O Ismael vai se arrepender de ter nascido.

 

Em Pato.




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