Ficha Técnica
ESTRELANDO: Lázaro Ramos, João Miguel e Alice BragaEXIBIÇÃO: Quinzenal
GÊNERO: Drama, Sobrenatural
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos
TEMA: Procissão - Gilberto Gil
Sinopse
A série VIDAS DO ÁRIDO conta, a princípio, três histórias diferentes (em três temporadas). O que chama atenção nessas histórias é que elas se conectam, mesmo sendo contadas e ambientadas em épocas distintas. Além disso, o árido do sertão nordestino, a proximidade das ‘cidades’ e regiões onde nossas polêmicas tramas são retratadas, e a crueza e crueldade em não economizar na realidade e nas palavras. Todas essas características são VIDAS DO ÁRIDO.Alguns puritanos podem achar tudo pesado, sádico, pornográfico... Hipocrisia não é o meu forte. Bebam essas palavras, ou então não abram a história. VIDAS DO ÁRIDO possui em seu cerne relatos detalhados, ágeis – ou mais lentos; por vezes sem palavras. Romances onde o véu do amor e da pieguice é rasgado a mão, bem na sua cara.
PRIMEIRA TEMPORADA
O DOM – VIDAS DO ÁRIDO
Nossa primeira história se passa no sertão, numa pequena localidade do árido baiano. No distrito de Riqueza, o que, por sinal é o que há de menos ali. Há 3 anos, a cidade recebe pessoas de diversas classes sociais em busca do poder de cura de Domênico, o homem do dom.
Basta tocar na pessoa que Domênico a cura. Seja qual for a enfermidade, o moço consegue extirpa-la. Quem não vê isso com bons olhos é o padre Emerenciano. Afinal de contas, ele é quem deveria ser o Deus na terra nesse lugar tão paupérrimo.
Com muita insistência o cristão consegue que um posto de saúde seja ativado por ali. Para atender a população, o médico Daniel é convocado. Sai de Salvador, recém formado, para tentar a vida. Consigo leva a esposa, Alice.
Assim que chega a cidade, o médico põe em xeque os poderes de Domênico. E olha torto para os que creem nessa fé e fazem chacota da ciência. Mas o que Daniel não sabe é que Alice, doida para ter um filho há pelo menos um ano, passa a frequentar o lar de Domênico.
Ali, a primeira dama das bulas, se depara com verdadeiros milagres. A aproximação de Alice e Domênico é inevitável, a paixão dele por ela, totalmente unilateral, também. Depois de tantas investidas com Daniel, Alice se convence de que precisa da ajuda de Domênico.
Mas, para ter o filho, a mulher precisa transar com o curandeiro. O ato acontece e logo Alice engravida. Daniel fica feliz da vida sem, nem desconfiar, que a esposa lhe traiu. Domênico, continua à espreita, observando os passos, calculando todas as ações de sua amada.
O curandeiro faz questão de afirmar que o filho que Alice espera é de Daniel, mas ela não tem essa certeza. Enquanto a gestação acontece, novos casos e milagres são atribuídos ao homem. O padre Emerenciano declara guerra ao curandeiro.
A tensão entre os religiosos do vilarejo e os seguidores de Domenico chega aí ápice numa verdadeira carnificina, com mortes dos dois lados. Enfurecido, Domênico desaparece do mapa e as consequências são catastróficas.
A primeira temporada é inspirada na novela O Todo Poderoso, de Clóvis Levy e José Safiotti Filho
Uma série escrita por Vitor Zucolotti.
O Autor
Vitor Zucolotti
Vitor Zucolotti começou sua trajetória no Mundo Virtual em 2002 na extinta Tv Antena. Na emissora escreveu a novela Rosa de Amor, uma releitura de Uma Rosa com Amor, novela de Vicente Sesso da Globo.
Vitor recebeu o convite para finalizar a novela Fernando e Fernanda e em seguida, escreveu a minissérie O Piano.
Depois que a Antena encerrou as atividades foi para o Portal Canal 1, em 2009. Lá escreveu a série Ágata.
Em 2020 retorna ao MV com uma série chamada O Dom - Vidas do Árido. A primeira temporada de algo que deve ter pelo menos 3 vidas, sempre com subtítulo 'Vidas do Árido'.
NOTÍCIAS
TRILHA SONORA
FLOR-DE-CERA (CLIQUE NO TOPO DO VÍDEO PARA TER ACESSO AO MENU DAS MÚSICAS)Escrita por Vitor Zucolotti
EPISÓDIOS
QUEM É QUEM NA TRAMA?
Domênico (Lázaro Ramos)
Curandeiro da região. É um homem com dúvidas, mas que sabe de seu dom. Usa uma capa de bom moço para ter seus interesses atendidos. Se for da sua vontade cura seus pacientes da forma que lhe convém, quando o necessário é somente um toque. Será o responsável pela gravidez de Alice, sua amada. Na realidade o que ele vai ter pela moça é um obsessão.
Alice (Alice Braga)
Esposa do médico que chega na região. Vai transar com Domênico em troca de um filho. Não é que engravida! Ainda assim, sente-se mal por não saber se o que de fato lhe aconteceu foi um milagre. É uma mulher à frente do seu tempo.
Daniel (Emiliano D´Ávila)
Médico. Chega na cidade com Alice, caçoando da cura de Domênico, para deleite do Padre Emerenciano. Não consegue entender o motivo da esposa não engravidar. No fundo, sabe que ele pode ser o problema, mas não admite.
Padre Emerenciano (João Miguel)
Padre do distrito. Homem até jovem, mas que mantém sua paróquia com pulso firme. Ao longo da história vai travar uma guerra sangrenta com Domênico. Aos poucos vamos percebendo que há uma ligação entre ele e Domênico.
Raimunda (Zezé Motta)
É a fiel escudeira de Domênico. O criou. Está sempre do seu lado. Personagem importante, vai contar segredos que vão mudar rumos na história.
Tonho (Tomás Aquino)
Um dos ajudantes de Domênico, na realidade um capanga. Tonho tem uma relação que devoção a Domênico que ultrapassa o santificado e entra na carne. Casado, junto com a esposa ele vive uma relação com Domênico também.
Almeida (David Junior)
Outro ajudante. Um homem lindo, que chama atenção e que divide seus dias entre ajudar o curandeiro, beber e ter encontros sexuais as escondidas com uma beata do distrito.
Marinalva (Claudia Missura)
Beata. Fervorosa e irresponsável, de tão lunática. Faz questão de seguir Emerenciano por todos os cantos. Vive num relacionamento abusivo e sofre com as agressões. Sua vida será marcada por uma tragédia.
Dorinha (Bárbara Reis)
Beata que segue Marinalva em todo o canto. Moço bonita, simples, mas que se apaixona por Almeida e se entrega de corpo, alma e mais corpo nessa paixão.
Inocência (Lucy Ramos)
Secretária do posto. Sofre com dores constantes de cabeça e vai ser curada. Ela será a ponte que liga Domênico e Alice.
Figueira (Eduardo Galvão)
Marido de Marinalva, político do distrito. Um homem que vive bebendo e agride a esposa. Vai tentar coisas com Dorinha e isso vai ser o estopim para uma tragédia familiar.
Doriano (Claudio Jaborandy)
Dono da bar da região.
Ritinha (Jennifer Nascimento)
Esposa de Tonho. Mimada, voluntariosa. Ama igualmente o marido e o curandeiro. Sente-se poderosa por ter dois homens ao seus pés e se tornará um pé no saco na vida de Alice.
0 comentários: